Cristiana Madureira
Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA
SCIENTIFIC PRODUCTION
Madureira, C., Viché, M., Hernaiz, N. (2024). Pedagogía de la dignidad: caminos para una sociedad convivial. Valência, Espanha: Lulu. Retrieved from here
Madureira, C. (2023). O Lado Oculto da Escola: Um estudo qualitativo sobre histórias de vida de professoras. Santo André, Brasil: V & V Editora. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstreams/998660c8-cb62-42d0-bea6-8d41a6fb97b0/download
Madureira, C., Brites, M. (2023). Taizé: uma experiência pedagógica de Educação para a Paz. In L. Azzalis, M. Rosalen, C. Madureira (Orgs.), Movimentos Docentes: construindo pontes entre a contemporaneidade e a diversidade (pp. 404-415). São Paulo, Brasil: V & V Editora.
Madureira, C., Herrerías, J. A. (2023). Educar para la liberdad, la igualdad y la fraternidad en el contexto global: una propuesta de educación en, através y para los derechos humanos. In A. Vico-Bosch, L. V. Caro (Coords.), La innovación en el ámbito socioeducativo a través de las tecnologías y la atención a la diversidad (pp. 1066-1080). Madrid, Espanha: Dykinson, S. L..
Herrerías, J. A., Madureira, C. (2023). Ideales, valores y actitudes en el proceso de la educación con poblaciones vulnerables. In A. Vico-Bosch, L. V. Caro (Coords.), La innovación en el ámbito socioeducativo a través de las tecnologías y la atención a la diversidad (pp. 657-676). Madrid, Espanha: Dykinson, S. L..
Madureira, C., Mario V. (2023). Educar para la convivencialidad desde la dialogicidad y la educogenia. Propuestas y estrategias de intervención. In A. Vico-Bosch, L. V. Caro (Coords.), La innovación en el ámbito socioeducativo a través de las tecnologías y la atención a la diversidad (pp. 1081-1102). Madrid, Espanha: Dykinson, S. L..
Madureira, C., Lima, L. (2023). (Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidade. In D. F. Cardoso, J. R. Polli (Orgs.), Direitos Humanos e Sobrevivência – o processo da pandemia da COVID-19 no Brasil (pp. 137-148). Jundiaí/SP, Brasil: Edições Brasil.
Madureira, C. (2024). Avaliação Pedagógica, caminhos para a (trans)formação de modos de ensinar, aprender e avaliar. In C. Palmeirão, J. M. Alves (Coords.), A Avaliação em interação: currículo, pedagogias e aprendizagens (pp. 39-49). Porto, Portugal: Universidade Católica Editora. Doi: https://doi.org/10.34632/9789725410011
Madureira, C. (2024). A Educação Intergeracional, a partilha de saberes e o legado dos gerontes para uma vivência mais humanizada. In C. E. Santos, C. Madureira, M. S. Lopes (Coords.), Envelhecimento Criativo, Participativo e Vida Ativa a animação sociocultural, a gerontologia, a educação comunitária e o turismo como metodologias de intervenção (pp. 175-180). Chaves, Portugal: INTERVENÇÃO – Associação para a promoção e divulgação cultural / Chaves
Madureira, C. (2023). Laços entre nós: olhares em torno da educação cidadã no sentido do desenvolvimento humano solidário. In Associativismo e Animação sociocultural: reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania (pp. 39-45). Chaves, Portugal: Intervenção- Associação para a promoção e divulgação cultural.
Madureira, C., Batista, J. A. (2024). Contributos da IA nos Processos Pedagógicos e no Desenvolvimento Profissional e Organizacional: Percepções de Professores Portugueses. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 13(3), 51-61. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3p.51-61
Sousa, J. G., Madureira, C., Silva, P., Dias, S. (2024). Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre pares. Revista Conhecimento Online, 2. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.3857
Bonança, R., Madureira, C., & Lima , L. (2023). Universal Design for Learning: Planning Teaching-Learning-Assessment for a More Inclusive School. Cadernos De Educação Tecnologia E Sociedade, 16(2), 293–306. https://doi.org/10.14571/brajets.v16.n2.293-306
Lima, L., Madureira, C. (2023). Olhares sobre a educação de infância a partir da observação de práticas pedagógicas em matemática. Saber & Educar, 32(1), 1-10. Retrieved from https://revista.esepf.pt/article/view/32691/23696
Madureira, C. (2024). Mediación intercultural y desarrollo humano de las comunidades: miradas cruzadas entre las contribuciones de Paulo Freire y Pierre Furter. Quaderns d’Animació i Educació Social, 40, 1-17. Retrieved from https://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/cuarenta/index_htm_files/Mediacion%20intercultural.pdf
Madureira, C. (2022). Mediar para (trans)formar. Desafios e experiências de mediação socioeducativa em contexto escolar. Aprender. DOI: https://doi.org/10.58041/aprender.170
Madureira, C., Lima, L. (2022). Avaliação pedagógica para uma escola mais inclusiva: reflexões a partir de uma experiência formativa nos Açores. Revista de Divulgação Científica AICA – Associação de Investigação Científica do Atlântico, 15, 7-16. Retrieved from https://www.calameo.com/books/00216777306e4c289f913