José Luís Menezes Correia
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-8978-8900 | 1618-B0D0-9426
SCIENTIFIC PRODUCTION
Menezes, L., Costa, A. M. (2023). The Value of Historical Knowledge Through Challenging Mathematical Tasks. In S. Romero Sanchez, A. Serradó Bayés, P. Appelbaum, G. Aldon (Eds.), The Role of the History of Mathematics in the Teaching/Learning Process. Advances in Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-29900-1_2
Oliveira, H., Canavarro, A., & Menezes, L. (2021). Desenvolver novas perspetivas sobre o ensino da Matemática através da análise da prática: os casos multimédia na formação de professores. In A. Richit, H. Oliveira (Orgs.), Formação de Professores e Tecnologias Digitais (pp.117-142). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Amante, S. & Costa Lopes, A. (2021). Humour in Mathematics Teaching: A Study in Portugal and Spain. In E. Vanderheiden, C. H. Mayer (Eds.), The Palgrave Handbook of Humour Research (pp. 419-437). Cham, Switzerland: Springer Palgrave Macmillan. DOI: 10.1007/978-3-030-78280-1_21
Figueiredo, M., Menezes, L., Gomes, H., Martins, A. P., Ribeiro, A., Marchese, M., Soares, I., Zhang, L. (2020). “It’s a lot of work” A tailor’s measuring tape in the doll’s house. In Mathematics in Early Childhood (pp. 79-94). Abingdon, Reino Unido: Routledge. Doi: 10.4324/9780429352454-9
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Guitart, M. (2021). Humour to learn Mathematics: Mathematical tasks to laugh and learn. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas; Instituto Politécnico de Viseu.
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Guitart, M. (2020). Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. Viseu, Portugal: Politécnico de Viseu
Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A. M., Matos, I. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2019). Humour in mathematics teaching. Tasks for the classroom. Viseu, Portugal: Litoprint & Higher School of Education of Viseu. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5346
Menezes, L., & Alves, R. (2020). Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º ano. In E. Mamede, H. Pinto, & C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (pp. 185-201). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Viseu, F., Menezes, L., Amante, S., & Flores, P. (2022). Conceptions and practices of Iberian mathematics teachers about humour. The European Journal of Humour Research, 10(4), 200–215. https://doi.org/10.7592/EJHR.2022.10.4.674
Martins, A. P., Clain, T. C., Costa, C., Pinto, H., Ribeiro, A., Gomes, H., Menezes, L. (2021). Teachers conceptions and practices on the history in mathematics teaching in a training context. Millenium, 2(ed espec nº9), 249-259. DOI: 10.29352/mill029e.23812
Viseu, F, Pires, A. L., Menezes, L., & Costa, A. M. (2021). Semiotic Representations in The Learning of Rational Numbers by 2nd Grade Portuguese Students. International Electronic Journal of Elementary Education, 13(5), 611-624. DOI: 10.26822/iejee.2021.216
Menezes, L., Fernandes, J., Viseu, F., Ribeiro, A., Flores, P. (2020). Perspectivas de Professores de Matemática sobre o Humor e o seu Valor Educacional. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(66), 332-353. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a16
Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2018). Práticas de discussão em sala de aula de matemática: Os casos de dois professores. BOLEMA, 32(61), 398-418. doi: 10.1590/1980-4415v32n61a05
Gones, C., Gomes, H., Figueiredo, M., Menezes, L., Lucas, A. (2023). MindMaths learning mathematics in the early years through computational thinking and robotics. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 37, 14-22. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9001942
Macedo, M., Melão, D., Menezes, L. (2023). Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição. TOPUS, 9(1), 1-12.
Menezes, L. (2021). Conceções de futuros professores sobre o humor em Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 2, 1-18.
Menezes, L. (2021). Oportunidades para a comunicação escrita na aprendizagem da matemática. Educação e Matemática, 160, 13-16
Menezes, L., Nacarato, A. M. (2020). Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Quadrante, 29(2), 1-5. Retrieved from https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/592/459.
Rodrigues, C., Ponte, J. P., Menezes, L. (2020). Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas. Quadrante, 29(2), 24-46. Retrieved from https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/495/455.
Menezes, L., Costa, A. (2020). Do mathematics, humour and teaching combine?. European Journal of Teaching and Education, 2(1), 31-38. Doi: 10.33422/ejte.2020.01.17
Cunha, M., Aparício, G., Madureira, A., Menezes, L., Menezes, N., Nascimento, M., & Santos, C. (2019). Generic and Specific Competencies of the Supervisor in Pedagogical Context. International Journal of Arts and Social Science, 2(1), 1-10. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5393
Martins, B., Viseu, F., Menezes, L. (2019). Formulação de problemas matemáticos na aprendizagem de números racionais por alunos do 4.º ano de escolaridade. Educação Matemática em Foco, 8(1), 78-106.
Menezes, L., & Ferreira, F. (2018). Humor no ensino da Matemática: Oportunidades para a aprendizagem. Educação e Matemática, 149/150,53-59
Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2018). A prática de uma professora de Matemática ao conduzir uma discussão coletiva sobre sequências. Boletim GEPEM, 73.
Rodrigues, C., Ponte, J. P., Menezes, L. (2018). Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra. Zetetike, 26(3), 486-505. doi: 10.20396/zet.v26i3.8651653
PROJECTS
PROJ/CI&DETS/CGD/0005 | SUPERES SUPERVISÃO E MENTORADO NO ENSINO SUPERIOR: DINÂMICAS DE SUCESSO