Duração: 2025 – 2026
Investigador Responsável
Reina Lucila Castellanos Vega
Investigador Responsável do CI&DEI
Rosa Tracana
Entidades Financiadoras
UNITA Starting Tech Transfer Grants
Linha de investigação:
Políticas Educativas, Didáticas e Formação
Este projeto concebe estratégias de ensino inovadoras, personalizando itinerários de aprendizagem. O método REAPSES (Castellanos, 2020) incentiva o pensamento crítico, a criatividade e a curiosidade, competências essenciais na era digital. Permite o trabalho em equipa, o debate e a colaboração, utilizando ferramentas digitais para refletir sobre a sociedade e abordar a diversidade no ensino, na aprendizagem e na avaliação.
O REAPSES baseia-se no modelo ARTE (Agir, Refletir, Teorizar, Experimentar; Castellanos, 2021), adaptando-se a cada estilo de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Estes estilos serão aplicados para trabalhar personagens culturais esquecidas e revitalizar povos. A cultura, como eixo transversal, enriquece a educação, promovendo a inclusão e a identidade. Este projeto utiliza as TIC para a divulgar e conectar com a Europa, superando barreiras geográficas e linguísticas.
Além disso, a individualização da aprendizagem melhora a qualidade da educação (ODS 4), a igualdade (ODS 10) e evita o despovoamento ou a prevenção (ODS 2), entre outros objetivos da Agenda 2030.
Para realizar este projeto, serão utilizados questionários (CHAEA, DigComp, criatividade) para avaliar o processo. Os produtos gerados serão trocados entre universidades. Os objetivos: aprender sobre estilos de aprendizagem, usar as TIC, criar redes de conhecimento cultural, descobrir lendas locais, difundir a cultura e desenvolver a criatividade.
O REAPSES baseia-se no modelo ARTE (Agir, Refletir, Teorizar, Experimentar; Castellanos, 2021), adaptando-se a cada estilo de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Estes estilos serão aplicados para trabalhar personagens culturais esquecidas e revitalizar povos. A cultura, como eixo transversal, enriquece a educação, promovendo a inclusão e a identidade. Este projeto utiliza as TIC para a divulgar e conectar com a Europa, superando barreiras geográficas e linguísticas.
Além disso, a individualização da aprendizagem melhora a qualidade da educação (ODS 4), a igualdade (ODS 10) e evita o despovoamento ou a prevenção (ODS 2), entre outros objetivos da Agenda 2030.
Para realizar este projeto, serão utilizados questionários (CHAEA, DigComp, criatividade) para avaliar o processo. Os produtos gerados serão trocados entre universidades. Os objetivos: aprender sobre estilos de aprendizagem, usar as TIC, criar redes de conhecimento cultural, descobrir lendas locais, difundir a cultura e desenvolver a criatividade.