Duração: 2018 – 2019
Investigador Responsável
Ana Gama
Linha de investigação:
Políticas Educativas, Didáticas e Formação
A Música na Comunidade (MC) é uma área de especialidade em clara afirmação no âmbito dos Estudos em Música, sendo crescente a investigação académica neste domínio ao nível internacional (Higgins & Willingham 2017; McCarthy 2008, Koopman 2007 ) e, mais escassa e dispersa, ao nível nacional (Costa, Mota & Cruz, 2017; Araújo, 2017; Mota & Lopes, 2017).
Em Portugal, a oferta formativa única e pioneira da ESELx e da ESML, com a licenciatura MC, permite dar os primeiros passos na produção de conhecimento nesta área (Vieira, Gama, Marques & Garcia, 2016). É neste sentido que pretendemos construir uma prática de investigação sustentada na relação dinâmica e fluída entre a teoria e a prática dos estudantes, dos professores e dos licenciados em MC, assim como o mapeamento da oferta formativa superior oferecida, nacional e internacionalmente nesta área de especialidade, com vista à construção de um perfil do Músico na Comunidade.
Ao nível metodológico, optamos por métodos e técnicas de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando ferramentas associadas à Art-Based Research (Leavy 2008). As principais questões orientadoras para esta investigação são: i) O que é um Músico na Comunidade?; ii) Que práticas de intervenção comunitária são desenvolvidas na ESELx/ESML no âmbito da MC?; iii) Que formação é oferecida, ao nível do ensino superior, no âmbito da Música na Comunidade?
As respostas e reflexão em torno destes eixos centrais permitirão o cruzamento com as principais correntes atuais de pensamento em torno da MC e a produção de conhecimento científico sobre as práticas nesta área.
Em Portugal, a oferta formativa única e pioneira da ESELx e da ESML, com a licenciatura MC, permite dar os primeiros passos na produção de conhecimento nesta área (Vieira, Gama, Marques & Garcia, 2016). É neste sentido que pretendemos construir uma prática de investigação sustentada na relação dinâmica e fluída entre a teoria e a prática dos estudantes, dos professores e dos licenciados em MC, assim como o mapeamento da oferta formativa superior oferecida, nacional e internacionalmente nesta área de especialidade, com vista à construção de um perfil do Músico na Comunidade.
Ao nível metodológico, optamos por métodos e técnicas de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando ferramentas associadas à Art-Based Research (Leavy 2008). As principais questões orientadoras para esta investigação são: i) O que é um Músico na Comunidade?; ii) Que práticas de intervenção comunitária são desenvolvidas na ESELx/ESML no âmbito da MC?; iii) Que formação é oferecida, ao nível do ensino superior, no âmbito da Música na Comunidade?
As respostas e reflexão em torno destes eixos centrais permitirão o cruzamento com as principais correntes atuais de pensamento em torno da MC e a produção de conhecimento científico sobre as práticas nesta área.