Duração: 2019 – 2022
Membros da Equipa
Natália Gomes
Elisabete Brito
Parceiros Institucionais e Empresariais
Universitat Autònoma de Barcelona
Entidades Financiadoras
Erasmus +
Linha de investigação:
Educação, Cidadania e Inclusão
O presente projeto ERASMUS+, Associações estratégicas no âmbito da educação superior (K203), pretende melhorar a União Europeia (UE) com a geração de um modelo de intervenção próprio e ajustado à realidade do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES); um modelo elaborado a partir de uma visão integral da educação superior dirigido a favorecer a recepção, acompanhamento, permanência e sucesso académico de estudantes chineses em universidades europeias sob a premissa da inclusão social.
Com o desenvolvimento deste projeto espera-se:
- alcançar uma maior inclusão social e académica dos estudantes chineses;
- aumentar a sensibilização dos estudantes, professores, pessoal de administração y serviços;
- otimizar a coesão de grupo entre os estudantes em contextos multiculturais;
- desenvolver uma metodologia de caráter organizativo didático baseada na orientação e apoio educativo;
- facilitar a comunicação intercultural entre os agentes implicados.
Para alcançar estes objetivos e resultados esperados, se parte do conhecimento do contexto de atuação (políticas externas e internas, caracterizando as EEES e a especificidade de cada uma das universidades sociais, o sistema educativo chinês, os estudantes chineses e o resto dos agentes implicados), e o conhecimento de boas práticas, carências, obstáculos e oportunidades identificadas em estudos prévios ao projeto (planos de acolhimento, ações de tutoria, apoio administrativo e docente, etc.).
Durante a elaboração do projeto, está proposto construir um marco conceitual teórico-prático comum europeu em torno do acolhimento, acompanhamento, permanência e sucesso académico de estudantes de países de língua chinesa cursam estudos em universidades europeias. Este marco de referência comum servirá como base para a concepção partilhada (que não significa unificada) de um modelo diretor específico que incluirá:
- Formulação de objetivos,
- Organização das linhas gerais de ação (dimensões),
- Estratégias gerais de orientação/tutoria e organização,
- Estratégias específicas de cada Universidade/Faculdade/Graduação, segundo o caso,
- Especificação do processo de implementação,
- Plano do processo de avaliação.
Para que este modelo conceituado se implemente será necessário criar um plano de ação específico para cada uma das universidades sociais para a execução e avaliação do mesmo durante o projeto. A avaliação terá em conta a eficácia e sugestões geradas durante a elaboração, a detecção de necessidades e avanços, a implementação de mecanismos de auto-observação e revisão, a retroalimentação e autorregularão. Finalmente, é esperado que se verifique a pertinência e impacto do projeto ao realizar uma revisão global que detecte disfunções e busque alternativas, orientando sua continuidade e permanência no tempo, planificando seu acompanhamento assegurando que a melhora se mantenha por cima das pessoas que estão promovendo, por isso se considera necessária a institucionalização do modelo para sua incorporação à cultura das universidades sociais.