Duração: 2017 – 2019
Investigador Responsável
João Neves
Membros da Equipa
Daniel Raposo Martins
Elsa Maria Ramos
Joana Rodrigues de Castro
João Matos Neves
Maria Luísa Correia Castilho
Maria Teresa Desterro
Ricardo Nunes da Silva
Teresa Paiva
Parceiros Institucionais e Empresariais
IPG; IPT; Naturtejo
Entidades Financiadoras
CENTRO2020; PORTUGAL2020; UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu
O projeto tem como principais objetivos estudar, comunicar e promover o património associado às comendas da Ordem de Cristo. Por outro lado, o projeto procurará promover a salvaguarda do património e a sua comunicação à sociedade de modo inteligível e aberto, procurando ter um papel de formação cívica e educativa, disponibilizando instrumentos informativos científicos que auxiliem os promotores turísticos, as autarquias ou centros decisores na valorização e divulgação turística da região.
Pretende-se efetuar o estudo da bibliografia inerente à área e da respetiva documentação, desenvolver fichas descritivas dos edifícios e do património integrado, criar uma geografia do património histórico-artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo. Serão definidas rotas turísticas e promovidas através da criação de website multiplataforma, mapas, sistema de informação e orientação, infografias, vídeos e imagens animadas.
A aplicação dos meios resultantes do projeto de investigação, assenta no envolvimento dos Municípios da Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão e do Geopark Naturtejo, bem como a participação da Diocese da Guarda e Diocese de Portalegre/ Castelo Branco e ainda o ARTIS – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.