Duração: 2024 – 2026
Investigador Responsável
Helena Vala
Membros da Equipa
Sara Felizardo
Susana Barros Fonseca
Ana Berta Alves
Catarina Sousa
Catia Magalhães
Didiana Fernandes
Paula Xavier
Rosina Fernandes
Sandra Antunes
Sara Felizardo
Susana Fonseca
Entidades Financiadoras
PRR Plano de Recuperação e Resiliência; República Portuguesa; Financiado pela União Europeia NextGenerationEU
Linha de investigação:
Educação, Cidadania e Inclusão
Este projeto visa a promoção de sucesso e a redução de abandono no IPV, através da implementação de um sistema de IA preditivo das/os estudantes em risco de abandono, preconizando um direcionamento assertivo e preventivo para melhor encaminhamento, face aos motivos identificados. Pressupõe a implementação e dinamização de um programa de mentoria com procedimentos simplificados e adequação a parâmetros internacionais, prevendo-se a implementação de uma estratégia de proximidade facilitadora da gestão e realização de iniciativas, dinâmicas e perceção de apoio. No caso dos/as estudantes com menor representatividade, mormente os/as Estudantes com Necessidades Educativas Específicas (ENEE), os indicadores de insucesso e abandono colocam as IES nacionais ainda longe de um sistema de ensino equitativo e inclusivo, pelo que nos propomos continuar a desenvolver ações que melhorem os processos de acolhimento e inclusão destes estudantes no contexto académico. A atenção à diversidade requer um acompanhamento individualizado ao/à ENEE, com recursos humanos especializados, tendo como objetivo ajustar o ensino e o contexto académico às especificidades pessoais, interesses e necessidades, detetando as barreiras que dificultam o processo de inclusão. É nosso propósito contribuir para a promoção de competências académicas e introduzir ajustamentos nos processos de ensino-aprendizagem, bem como melhorar as atitudes face à diversidade e diminuir constrangimentos contextuais e de acessibilidade que obstaculizem a inclusão. Serão implementadas medidas de apoio pedagógico, baseadas em práticas inovadoras, procurando efetivar um acompanhamento mais específico às unidades curriculares com taxas de maior insucesso, bem como, aos CE com taxas de maior abandono, e foca-se particularmente nos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, dada a importância decisiva da adaptação e integração académica dos/as estudantes no seu próprio sucesso. Os indicadores de resultados e de realização da operação estão relacionados com o número de atividades e a taxa de realização das atividades planeadas na operação, bem como com o aumento das taxas que medem o abandono (indicadas no ponto 5 e na alínea a do aviso. Desta forma apresentam-se os seguintes indicadores de resultados e da operação:
– Nº de atividades concluídas na operação: 4/4;
– Taxa de realização das atividades planeadas na operação: 100%.
– Aumento da Taxa de renovação de inscrições por estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez em CE de formação inicial: 10%
– Aumento do número médio de ECTS concluídos por estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez em CE de formação inicial: 6,5%.