Objetivos do Congresso

1

Contribuir para a produção, consolidação e partilha de conhecimentos e experiências agroecológicas, na promoção da transição para sistemas alimentares sustentáveis através do debate e consenso sobre os elementos comuns entre as agroecologias do mundo.

2

Continuar o processo de configuração de estratégias agroecológicas como respostas integrais (tecnológicas, socioeconómicas e ambientais) para um sistema alimentar resiliente, com capacidade de resposta aos retos da mudança climática, da pobreza e polarização socioeconómica.

3

Dar visibilidade às agroecologias desde o Sul ao Norte Global

Temas

Práticas agroecológicas nas dinâmicas dos agroecossistemas multiterritoriais (construção, restauração, conservação)

Políticas públicas agroecológicas no mundo: consonâncias e dissonâncias

Novas relações sociais equitativas e identitárias (de género, étnicas, geracionais, culturais)

Mudança climática pobreza económica e estratégias de sobrevivência

Isolamento geográfico e globalidade alimentar

Movimentos sociais agroecologia e emancipação coletiva (mecanismos de governança)

O X Congresso Internacional de Agroecologia será exclusivamente presencial, para promover os contactos entre as pessoas participantes, a criação de parcerias e a consolidação de redes. Apenas as sessões plenárias serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no site do Congresso

Datas importantes

Pré Congresso

Curso Internacional sobre uma temática do X Congresso Internacional de Agroecologia, dias 2 e 3 de setembro de 2024 no Instituto Politécnico de Viseu.

Congresso

Dias 4, 5 e 6 de setembro de 2024 no Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

Submissões

Trabalhos científicos, relatos de experiências e intervenções artísticas de 15 de dezembro de 2023 a 30 de abril de 2024.

Local

X Congresso Internacional de Agroecologia irá decorrer no Instituto Politécnico de Viseu, na cidade de Viseu, em Portugal.

Viseu localiza-se no Centro de Portugal, na região Dão-Lafões, um planalto ladeado pelos rios Vouga, Dão, Mondego e Paiva, e pelas Serras do Caramulo, Buçaco, Estrela, Leomil e Montemuro.

Fica a 1h30 de distância do Porto (através da A1 e A25) e 3h de distância de Lisboa (A1 e IP3)

Scroll to Top