João Carvalho Duarte
0000-0001-7082-8012 2E10-B364-FCE2
Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Alves, C. (2021). Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Cardoso, A. P., Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C., Guiné, R. (2021). Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-101). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L., Balula, J. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: Fatores relacionais e de gestão de vida. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 102-113). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L. (2021). Revalidação do questionário de qualidade de vida académica para os estudantes do ensino superior politécnico português. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 62-77). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P., Alves, A., Lopes, A., Teixeira, F., et al. (2021). Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes. In R. Guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 109-129). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J., Ribeiro, A., et al. (2021). Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar. In R. Guiné (Ed.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 73-86). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J., Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R., Correia, T. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Andrade, J., Oliveira, A., Gonçalves, E., et al. (2021). Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa. In R. guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 87-108). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Chaves, C., Andrade, A., Duarte, J., Gonçalves, C., Silva, L. S., Correia, M., Alves, P., Cardoso, A. P., Chocarro, E. (2021). Intenção de abandono no ensino superior: Estudo comparativo entre estudantes portugueses e espanhóis. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 128-151). Edições Esgotadas
Guiné, R. P. F., Duarte, J., Chuck-Hernández, C., Boustani, N. M., Djekic, I., Bartkiene, E., Saric, Marijana M., et al. (2023). Validation of the Scale Knowledge and Perceptions about Edible Insects through Structural Equation Modelling. Sustainability, 15(4), 2992. http://dx.doi.org/10.3390/su15042992.
Brás, C., Ferreira, M., Figueiredo, M. do Céu A. B., Duarte, J. (2023). Patient safety culture in nurses clinical practice. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 31. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.6231.3837
Chaves, C., Duarte, J., Sampaio, F., Coelho, J., Gonçalves, A., Santos, V., Sequeira, C. (2023). Construction and Validation of the Positive Mental Health Literacy Assessment Scale in Adults. Int. J. Environ. Res. Public Health 2023, 20, 6391. https://doi.org/10.3390/ijerph20146391
Guiné, R. P. F., Duarte, J., Ferrão, A. C., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Bartkiene, E., et al. (2021). The eating motivations scale (EATMOT): Development and validation by means of confirmatory factor analysis (CFA) and structural equation modelling (SEM). Slovenian Journal of Public Health, 60(1), 4-9. DOI: 10.2478/sjph-2021-0002
Ferreira, M., Guiné, R. P. F., Leitão, A. L., Duarte, J., Andrade, J., Amaral, O. (2021). Eating habits and food literacy: Study involving a sample of Portuguese adolescents. Open Agriculture, 6(1), 286-295. DOI: 10.1515/opag-2021-0011
Batista, S. M., Gaspar, A. C., Santos, B., Silva, F., Marta, F., Pedrosa, I., Martins, R. M., Albuquerque, C. M., Andrade, A. I., & Duarte, J. (2023). Nurses’ knowledge of patients’ swallowing ability: a cross sectional study in Portugal. International Healthcare Review (online). https://doi.org/10.56226/64
Pinto, C., Chaves, C., Duarte, J., Amaral, O., Gonçalves, A. (2021). Influência das características sociodemográficas e familiares na adesão ao tratamento das pessoas hipertensas na comunidade. Millenium, 9(esp.), 197-206. DOI: 10.29352/mill029e.25070.