Books and/or Book Chapters

2021

Almeida, A. L., Galvão, A. M. N. P. (2021).
Promoção da literacia em humanitude e compaixão nos cuidadores dos mais velhos.
In Literacia em Saúde e Autocuidados: evidencias que projetam a prática clinica (pp. 144-157).
Alges, Portugal: Euromédice, edições médicas.
Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/23633/3/Literacia%2C%20qualidade%20de%20vida%20e%20sa%C3%BAde%20oral%20do%20idoso%20%281%29.pdf

Aparício, G., Campos, S., Ferreira, M. (2021).
Competências Emocionais e Sucesso Académico: Revisão da Literatura.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 36-49).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Aparício, G., Martins, I., Ferreira, M., Bastos, J. (2021).
Qualidade de Vida em Estudantes do Ensino Superior: Revisão Exploratória de Literatura.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 78-86).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Belchior, A., Mascarenhas, C., Othman, M., Rua, M., Takashima, M., Silva, M., Albalushi, L., Melo, R., Leal, R., Rodrigues, S., Aljunaibii, S., Lewis, D., Guarin, L., Giducos, P. (2021).
iNURSING JOURNAL - Manual for Authors: The step-by-step instructions guide.
DOI: 10.52457/QPRZ4666.

Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Andrade, J., Oliveira, A., Gonçalves, E., et al. (2021).
Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa.
In R. guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 87-108).
Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J., Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R., Correia, T. (2021).
Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J., Ribeiro, A., et al. (2021).
Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar.
In R. Guiné (Ed.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 73-86).
Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R. P. F. (2021).
Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina.
In R. Guiné (Eds.), Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 211-224).

Chaves, C., Andrade, A., Duarte, J., Gonçalves, C., Silva, L. S., Correia, M., Alves, P., Cardoso, A. P., Chocarro, E. (2021).
Intenção de abandono no ensino superior: Estudo comparativo entre estudantes portugueses e espanhóis.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 128-151).
Edições Esgotadas

Coutinho E., Alves, S., Santos, E., Coelho I., Almeida, S., Loureiro, C., Alves, A. B., Sousa, A., Quental, C., Chaves, C., Amaro da Costa, C., Peixoto, C., Vala, H., Martins, I., Contente, O., Correia, P., Santos, P., Campos, S., Bettencourt, P., Paiva, J. L. M. S. (2021).
In Escola Superior de Saúde de Viseu, Politécnico de Viseu (Ed.), Manual de Mentoria. Programa do Politécnico de Viseu (pp. 47).
Retrieved from http://pv.inclusao.ipv.pt/wp-content/uploads/2021/10/PM.IPV_.2021.ISBN_.pdf

Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P., Alves, A., Lopes, A., Teixeira, F., et al. (2021).
Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes.
In R. Guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 109-129).
Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L. (2021).
Revalidação do questionário de qualidade de vida académica para os estudantes do ensino superior politécnico português.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 62-77).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L., Balula, J. (2021).
Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: Fatores relacionais e de gestão de vida.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 102-113).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Cardoso, A. P., Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C., Guiné, R. (2021).
Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-101).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. (2021).
Introdução.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 12-17).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Guiné, R. P. F., Bartkiene, E., Szucs, V., Tarcea, M., Ljubicic, M., C¿ernelic¿-Bizjak, M., Isoldi, K.; et al. (2021).
Study about food choice determinants according to six types of conditioning motivations in a sample of 11,960 participants.
In R. Guiné (Eds.), Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 49-66).

Guiné, R. P. F., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Duarte, J., Ferrão, A. C. (2021).
Construção e validação do instrumento de recolha de dados.
In R. Guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares.
Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Alves, C. (2021).
Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Melo, R. (2021).
Transição para o Papel de Cuidador Familiar.
Novas Edições Acadêmicas

Santos, E., Cunha, M. (2021).
Revisão Sistemática da Literatura com Meta-análise: um guia prático para iniciantes.
Portugal: Edições Esgotadas, Lda.

Santos, M. J., Ferreira, E. S., Ferreira, M. (2021).
Comportamentos contraceptivos de estudantes universitários portugueses: Conhecer para intervir.
In R. S. Molin (Org.), Teoria e Prática de Enfermagem: da atenção básica à alta complexidade (Vol. 2, pp. 274-289).
Editora Científica Digital.

Santos, M. J., Ferreira, E. S., Figueiredo, A., Ferreira, M. (2021).
Desenvolvimento das políticas e dos cuidados de saúde sexual e reprodutiva em Portugal.
In História: Consensos e dissensos engendrados (pp. 69-80).
Atena Editora
10.22533/at.ed.3162128067

EN