PROJ/IPV/ID&I/005
iPV with Health Plus: Dinâmicas e estratégias de inclusão para a promoção e literacia em saúde no ensino superior

Investigador Responsável: Carlos Albuquerque
Duração: 2020 – 2022

Membros da equipa do UICISA: E
Ana Andrade
João Duarte
Madalena Cunha
Rosa Martins

Entidades financiadoras:
CGD; PV

Este projeto transdisciplinar de investigação-ação prevê o desenvolvimento de dinâmicas e estratégias inovadoras de promoção de saúde alicerçadas num paradigma salutogénico que procura capacitar a pessoa na gestão dos seus recursos de saúde e na melhoria da sua literacia em saúde. Parte de uma necessidade territorial identificada e discutida com os stakeholders locais (profissionais de saúde e comunidade académica) face à inexistência de uma estratégia inclusiva, criativa, dinâmica e concertada de promoção de comportamentos salutogénicos na comunidade discente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
Atendendo à experiência da equipa de investigação na conceção e implementação de programas de promoção de saúde e de soluções tecnológicas aplicadas aos cuidados de saúde, esta necessidade foi assumida como uma oportunidade de trabalhar em rede e aproveitar sinergias entre diversos parceiros da área clínica, do ensino e da investigação.
O objetivo principal do projeto “iPV with Health Plus” consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa integrado e institucional de promoção de saúde, criando recursos e estruturas organizacionais para apoiar estes processos junto da comunidade estudantil do IPV.
Estruturado em 10 tarefas complementares, este projeto surge alinhado com as recomendações e desafios plasmados no atual Plano Nacional de Saúde, assente nas mais diversas directrizes internacionais, destacando-se a aposta num sistema de vigilância epidemiológica dos determinantes de saúde, com reforço das estratégias organizacionais e da cultura institucional no domínio da saúde. Assim sendo, suportados por um sólido trabalho em rede entre instituições de ensino superior e cuidados de saúde primários, o projeto “iPV Health+” irá proceder à monitorização dos determinantes em saúde dos estudantes do IPV, à avaliação das suas necessidades em saúde, à criação do um Observatório do Estado de Saúde dos Estudantes do IPV e à criação do Grupo de Promoção da Saúde, promovendo uma atuação integrada, multidisciplinar e multidimensional no domínio da promoção da saúde junto da comunidade estudantil do IPV. Para este desiderato, a equipa de investigação irá também desenvolver e avaliar um programa de intervenção inovador e inclusivo que, com recurso a tecnologias interativas (app), promova, de forma estruturada, a literacia em saúde e os comportamentos saudáveis.
As expectativas de impacto deste projeto superam claramente as questões relacionadas com a produção científica e disseminação do conhecimento. Pretende-se contribuir de forma sustentada, inclusiva e duradoura para a conceção e implementação de respostas organizacionais centradas na promoção de comportamentos salutogénicos, criando interfaces tecnológicos e estruturas que permitam agilizar os processos de monitorização, intervenção e acompanhamento dos estudantes do IPV no âmbito das suas necessidades de saúde, projetando a instituição, desta forma, para um patamar de referência nacional.

PT
Scroll to Top