MAIs • Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior

A equipa do Projeto MAIs levou o “Mapa da Sociodiversidade” a S. Pedro do Sul

No passado dia 17 de fevereiro, o Projeto MAIs (Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior) realizou a atividade do “Mapa da sociodiversidade” com as beneficiárias do município de S. Pedro do Sul. A atividade decorreu numa escola primária desativada, cedida pela Câmara de S. Pedro do Sul que é parceira do projeto. Esta atividade marca o arranque da fase de intervenção do projeto, que agora irá desenvolver atividades presenciais mensais nos dois locais de atuação (S. Pedro do Sul e Sabugal). Esta atividade enquadra-se num dos 3 eixos de intervenção do projeto. As ações a desenvolver neste âmbito, irão ter sempre em conta duas dimensões: a participação em dinâmicas sociais com o objetivo de fortalecer as relações sociais do público-alvo, estimular para o associativismo, bem como estimular para o desenvolvimento de competências técnicas e sociais.
O mapa da sociodiversidade é uma metodologia utilizada pela Agroecologia que tem como objetivos principais:

    • Conhecer o agroecossistema familiar e o lugar de trabalho/autonomia das mulheres rurais;
    • Assegurar o olhar e a perceção que as mulheres rurais têm sobre o agroecossistema familiar e quais são os papéis protagonizados por elas, revelando a sua importância para a economia familiar;
    • Compreender as relações de poder que se estabelecem nos distintos espaços pelos diferentes membros da família (do homem e da mulher e/ou dos
    filhos);
    • Destacar todas áreas onde as mulheres são protagonistas e promover que estas reflitam sobre o seu trabalho.

Para além disto, foi apresentada a caderneta agrícola. Esta ferramenta tem como finalidade perceber como é feito o uso dos tempos pelas mulheres agricultoras, através do preenchimento da caderneta durante os vários meses de intervenção, bem como identificar os vários papeis sociais visíveis e invisíveis que a mulher agricultora assume nos diferentes contextos (familiar, social, político, agrícola…).
As agricultoras avaliaram a atividade de forma positiva e mostraram-se contentes por partilhar as suas experiências em grupo.

Pin It on Pinterest

Language »
FINANCIADO POR:
ENTIDADE OPERADORA DO PROGRAMA:
CONTACTOS

MAIs2020PV@gmail.com |

PROMOTOR E PARCEIROS
Copyright © 2021 MAIs - Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior | Politécnico de Viseu