PTDC/GES-GCE/32259/2017-POCI-01-0145-FEDER-032259 • TWINE – Co-creating sustainable Tourism & Wine Experiences in rural areas

Duração: 2018 – 2021

Membros da equipa do CISeD
Carla Silva
Cristina Barroco

Entidades financiadoras:
FCT
COMPETE2020
PORTUGAL2020
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

O projeto TWINE visa estudar a cocriação de experiências turísticas em destinos enoturísticos rurais, centrando-se nas rotas da Bairrada do Dão e da Beira Interior, situadas entre o litoral e o interior da região Centro. Com vista a aprofundar metodologias e resultados de um projeto anterior sobre a experiência integral em meio rural em Portugal, o projeto é liderado pela Universidade de Aveiro (projeto ORTE –PTDC/CS-GEO/104894/2008), integrando ainda o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade da Beira Interior, bem como peritos (do Reino Unido, Alemanha e Portugal) em enoturismo, turismo rural sustentável e desenvolvimento regional. A investigação-ação promove a troca de informação entre investigadores, comunidades, agentes de desenvolvimento e stakeholders do turismo e do setor do vinho.

A experiência turística será estudada nas dimensões: cognitiva, sensorial, comportamental, emocional, relacional, económica e espacial. Será dado destaque aos contextos físico, social e cultural da experiência de enoturismo, tal como a experiências turísticas complementares (turismo cultural, de natureza, bem-estar). Para a análise da experiência turística integral (antes, durante e pós-viagem) utilizar-se-ão metodologias inovadoras (a reação a material promocional com rastreio ocular e feedback psicofisiológico, na pré-visita; rastreamento dos movimentos turísticos e photo-elicitation durante a visita; e análise de conteúdos gerados pelos turistas em redes sociais, na pós-visita), visando a identificação de elementos centrais para o desenho e promoção de produtos turísticos experienciais apelativos.

A composição e o funcionamento do “ecossistema” vitivinícola, em parte definido pelas rotas, serão explorados em termos de: a) motivações, atitudes e ações dos agentes de oferta; b) atitudes e ações das comunidades locais; c) articulação e gestão das redes de atores, recursos, atrações e equipamentos. Será dada atenção ao contexto dinâmico do mercado internacional e ao contexto territorial específico, especialmente às diferenças litoral-interior.

A equipa de investigação de cariz multidisciplinar (com especialização em geografia, sociologia rural, desenvolvimento regional, análise de redes, gestão, empreendedorismo, inovação, comportamento do consumidor, psicologia, marketing e turismo) contribuirá para uma compreensão abrangente das oportunidades de cocriação de experiências em enoturismo apelativas e sustentáveis bem como das condições de sucesso do ecossistema enoturístico. Em termos globais, o projeto visa fomentar o desenvolvimento rural sustentável nos enodestinos estudados com base em novas formas de negócio assentes em recursos endógenos, gerando maior riqueza e criando novos postos de trabalho. Pretende ainda conceber um modelo de desenvolvimento local que se possa replicar em outras regiões vitivinícolas, promovendo rotas de eno-turismo que beneficiem as economias, comunidades e visitantes.