PROJ/IPV/ID&I/020 • AppSaúde: Empoderar para melhor viver

Carlos Quental

Entidades financiadoras:
CGD; PV

Os conhecimentos sobre a saúde da população portuguesa melhoraram significativamente, contudo, os jovens requerem particular atenção relativamente, aos determinantes da saúde relacionados com o estilo de vida. A evidência científica em promoção da saúde em meio escolar, a inovação e a necessidade de recentrar a ação nos resultados implica o desenvolvimento de intervenções mais adequadas à população jovem. Além de capacitar as pessoas e as comunidades para agir, implica reconhecer as suas competências e potencialidades e facilitar as suas escolhas. Integrando uma visão alargada, cria-se o projeto AppSaúde: Empoderar para melhor viver, com a finalidade de melhorar os níveis de literacia em saúde dos jovens adultos da zona centro do país. Integra três áreas específicas: alimentação, consumos aditivos e sexualidade. São objetivos: desenvolver um instrumento que avalie o nível de literacia dos estudantes do ensino superior nas áreas da alimentação, consumos aditivos e sexualidade; monitorizar os determinantes de saúde nestas áreas e desenvolver uma plataforma web, que inclua um programa de educação para a saúde e um fórum que permita o intercâmbio de ideias entre estudantes e profissionais. O plano de divulgação de resultados e disseminação do conhecimento é consonante com a abrangência territorial alargada e corresponde aos domínios da saúde e das tecnologias aplicadas à saúde.
O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado pelo projeto quando disseminado contribuirá para a valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento.
Este estudo será desenvolvido por uma equipa com elementos que já levaram a cabo outros projetos nesta área. Esta equipa, agora reforçada com o envolvimento de estudantes do IPV de 1º e 2º ciclo, é um garante do sucesso da investigação e da divulgação do IPV a nível nacional e internacional.