PROJ/I&DI/CI&DEI/008 | O ESPAÇO EXTERIOR COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Duração: 2022 – 2024

Susana Reis

Ana Oliveira
Hugo Menino
Marina Rodrigues
Miguel Oliveira
Susana Reis
Sónia Correia
Associação Uma Escola da Floresta – Ourém
Ludotempo

UI&D: CI&DEI

Ao focarmos o nosso olhar sobre as práticas didático-pedagógicas na Educação de Infância, percebemos rapidamente que estas acontecem maioritariamente nas salas de atividades estruturadas das diferentes instituições. Em Portugal começam a nascer projetos educativos que valorizam o espaço exterior para o desenvolvimento global da criança, surgindo organizações educativas alternativas às existentes. A “Associação – Uma Escola na Floresta – Ourém” é um desses casos, relativamente ao qual se afigura pertinente desenvolver uma investigação-ação em relação à abordagem pedagógica implementada. Este projeto de investigação-ação procura compreender o projeto educativo e envolver os atores numa reflexão acerca das potencialidades das opções pedagógicas centradas na valorização do espaço exterior, perspetivando como objetivo último a melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças. Assim, procurar-se-á descrever, analisar e compreender a abordagem pedagógica utilizada, tendo em conta os documentos orientadores, os espaços, as rotinas, o planeamento, a avaliação, bem como outras dimensões-chave de um contexto de educação de infância. A par desta análise, identificar-se-ão as perceções dos diversos atores educativos, desde educadoras de infância, crianças e pais, aos responsáveis autárquicos e à comunidade ao redor da escola, acerca do(s) contributo(s) desta abordagem para o desenvolvimento das crianças, mas também para o desenvolvimento da própria comunidade local. Acresce ainda a identificação, análise e avaliação das aprendizagens desenvolvidas pelas crianças no espaço exterior, inferindo-se sobre as suas potencialidades para o desenvolvimento global da criança. Com uma componente muito próxima entre a investigação e a prática, pretende-se promover dinâmicas de desenvolvimento profissional, através da investigação-ação, com vista à promoção do desenvolvimento e da aprendizagem na criança no espaço exterior.