PROJ/I&DI/CI&DEI/006 | EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE CRECHE

Duração: 2022 – 2024

Investigador Responsável

Hélia Pinto

Membros da Equipa

Hélia Pinto
Isabel Simões Dias
Nicole Gaspar
Grupo Projeto Creche

UI&D: CI&DEI

O projeto Educação de Infância: Matemática em contexto de creche (EIM2C) visa estudar a emergência de competências matemáticas em contexto de creche. Enquadrado na Educação de Infância, sustenta-se na Educação Matemática para discutir as competências numéricas, as competências de pensamento espacial e o raciocínio matemático no quotidiano da creche, numa lógica de avaliação autêntica.
Entendendo a Matemática como uma forma de percecionar o mundo, assume-se que a Matemática faz parte da vida diária do ser humano desde o seu nascimento. Nos primeiros três anos de vida, o bebé/a criança, aprende através da ação e da interação. É sendo agente do seu próprio desenvolvimento, interagindo de forma lúdica com espaço(s)/objeto(s), pares e adultos responsivos que a criança se vai apropriando de si, dos outros e do mundo que a rodeia. Neste sentido, é através da experiência e da educação pela experimentação sensorial que nos primeiros anos as crianças vão desenvolvendo competências matemáticas (número e quantidade, semelhanças/diferenças, formas, tamanhos/pesos, espaços, padrões, ordem, correspondências, enumerações, classificações, linguagem matemática, desenvolvendo o seu pensamento lógico-matemático) que, de forma intuitiva e espontânea, incorporam às ações que encetam e que solicitam a ativação das suas competências motoras e visuo-espaciais.
Dando continuidade ao trabalho Ideias matemáticas em contexto de creche: evidências da prática (Dias, 2017) e ao estudo Sentido espacial na creche: a torre dos cubos (Dias, Pinto, & Gaspar, no prelo), o EIM2C propõe-se realizar uma revisão sistemática da literatura sobre matemática na creche (ver tarefa 1), conceber e implementar um estudo empírico a desenvolver em contexto de creche, com crianças entre os 4 meses e os 3 anos, na região centro de Portugal (ver tarefa 2). Assumindo uma abordagem interpretativa de investigação, estima-se recolher dados através da observação e do registo videográfico (visando encontrar evidências que poderiam passar despercebidas). Os resultados dos estudos desenvolvidos (RSL e estudo empírico) serão divulgados em revistas nacionais e internacionais e em eventos científicos. Ambiciona-se, ainda, com os conhecimentos adquiridos, propor a realização de um Short Advanced Programme (SAP) no âmbito do RUN-EU (https://run-eu.eu/) (ver tarefa 3) e a edição de um e-book sobre esta temática (ver tarefa 4).

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