PERCURSOS FORMATIVOS, EMPREENDEDORISMO E TRANSIÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: PERSPETIVAS SOBRE O ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO EM PORTUGAL

Duração: 2019 – 2021

Investigador Responsável

Luís Sousa

Membros da Equipa

Ana Paula Cardoso
Manuela Ferreira
João Duarte
Sofia Campos
Ana Costa Lopes
Renato de Carvalho
Cristina Lima
Hélia Pinto
Graça Seco
Maria João Santos
Marta Fonseca
Isabel Pereira
Rita Cadima
Romain Muñoz
Sandrina Milhano
Pedro Tadeu
Teresa Paiva
Maria do Céu Ribeiro
Marília Castro

UI&D

CI&DEI

Parceiros Institucionais e Empresariais

Politécnico de Viseu; Politécnico de Leiria; Politécnico da Guarda

Ser diplomado em Portugal aumenta a probabilidade de emprego, contudo, o risco de déclassement é maior e a relação formação/emprego é das mais baixas da Europa.
Pretende-se realizar um estudo longitudinal para analisar o processo de transição para o mundo do trabalho dos diplomados do IPV/IPL/IPG, as suas trajetórias, expetativas formativas e profissionais. Será desenvolvido em duas fases. Na primeira aplica-se o questionário sociodemográfico, percursos formativos, razões do sucesso escolar, preparação para a vida ativa, expectativas profissionais, empreendedorismo e competências emocionais. Na segunda, um ano após a formação, novo questionário para análise da compatibilidade entre a formação académica, o emprego e a profissão.

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