livros &
capítulos de livro
Alves, A., Carraça, B., Sargento, J., Magalhães, C. (2022).
Autocuidado e Mindfulness em profissionais do contexto social.
In Silva, A., Vieira, A. (Org)Ciências humanas: Desafios metodológicos e resultados empíricos 2 (pp. 36-49).
Atena Editora. 10.22533/at.ed.0222209065
Amante, S. (Coord) (2022).
Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19 (pp. 83-91).
Viseu: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-32-7
Amante, S., Delplancq, V., Amaro, C., Costa, A. M., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Gilliain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S. (2022).
Livro de publicações e outras atividades de divulgação, JASM: Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior.
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu. ISBN: 978-989-53495-3-1
Amaro, S., Sousa, L., Espírito Santo, P. (2022).
As práticas sustentáveis e a preocupação ambiental dos portugueses: um estudo exploratório.
In Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L (Eds.) Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas (pp. ).
Viseu: Edições Esgostas. ISBN: 978-989-9092-84-6
Araújo, C. L., Faria, A., Ramos, A (2022).
Infância, Tecnologias e Sustentabilidade. In Macías, O., Quinonez, S., Yucra, J. (Ed.)
Reflexiones docentes frente a la educación en pandemia y postpandemia. Aprendiendo juntos. (pp. 112-127).
Cádiz, Espanha: Asociación Formación IB. ISBN: 978-84-948417-4-3
Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L (2022).
Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas.
Viseu: Edições Esgostas. ISBN: 978-989-9092-84-6
Barata, C. (2022) In Lopes, S. M., Sousa, J. (Coord.) (2022).
O lugar da Educação ao Longo da Vida - das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 43-53).
Coimbra: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Barata, C. (2022).
Dinâmicas de professores de âmbito familiar/intergeracional - no olhar do supervisor.
In Lopes, S. M. & Sousa, J. (Coord.) O lugar da Educação ao Longo da Vida - das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 43-53).
Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Barata, C., Santos, A. C. (2022).
Abordagem de projeto, a provocação do pensamento Cri(a)ti(c)vo da criança.
In Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (Orgs.) A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 123-141).
Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Bento, S., Lopes, S. M. (2022).
Contributos dos programas de educação ao longo da vida no exercício de uma cidadania ambiental ativa e sustentável.
In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 255-275).
Portugal: Almedina.
Brautlacht, R. C., Martins, L., Poppi, F. (2022).
Virtual Exchange: Offering 21st Century Skills through Interactive Online Collaboration in Higher Education.
In Lütge, C. (Ed.) Foreign Language Learning in the Digital Age: Theory and Pedagogy for Developing Literacies (1st ed.).
Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003032083
Brinca, J., & Magalhães, C. (2022).
A intervenção Psicossocial nas equipas de rua em Portugal, em contexto de Covid 19: O contributo da empatia e da compaixão.
In E. S. Barbosa (Org.), Articulação Ensino - Serviço - Comunidade na saúde: Possibilidades e desafios.
São Paulo, Brasil: PACO E LITTERA EDITORA LTDA. ISBN: 9786558406396
Cardoso, A.P, Tavares, D., Santos, F., Pinto, H., Dias, I. S., Fonseca, M., Duarte, N., Morouço, P., Tadeu, P., matos, R., Milhano, S. (2022).
VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022.
Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. https://doi.org/10.25766/3epr-2g28
Clara, I., Paiva, T., Morais, E.P. (2022).
Digital Marketing and User-Generated Content: A Case Study of Vidago Palace Hotel.
In Reis, J.L., López, E.P., Moutinho, L., Santos, J.P.M.d. (eds) Marketing and Smart Technologies. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 279.
Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-16-9268-0_38
Conde, B., Santos, F., Barreto, M.A., Pereira, M.I.A.R., Fonseca, M. (2022).
From Alternative to Scientific Conceptions in the Learning of Physics of Sound: Students’ Perceptions of Learning Using Active Methodologies and Computer Simulators.
In Mesquita, A., Abreu, A., Carvalho, J.V. (eds) Perspectives and Trends in Education and Technology. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 256.
Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-16-5063-5_41
Couceiro, A. P. C. (2022).
Metaphor comprehension tests: TCM and junior TCM.
In M. I. Tovar-Gálvez, M. A. Alvarez-Serrano, M. Montiel-Troya, S. Toribio-Martinez, M. Olmedo-Alguacil (coords.), Investigación y transferencia del conocimiento en la ciudad autónoma de Ceuta durante el año 2020 (pp. 159-170).
Cunha, A. M. (2022).
Consumo de substâncias psicoativas: O papel da impulsividade.
In Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. (Eds) Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativo (71-81).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-87-7
Delplancq, V., Costa, A. M., Costa, C. A., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Garcia, P. L., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S. (2022).
Storytelling and Digital Art: Tools for Enhancing Multilingual Skills.
In Amante, S. (Coord) Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19 (pp. 83-91).
Viseu: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-32-7
Diogo, A., Gomes, P., Ratten, V., Santos, E., Tavares, F. (2022).
The Influence of Affects on Workaholism in Teleworking During the COVID-19 Pandemic: A Partial Least Squares Model.
In Ratten, V. (ed.). Entrepreneurship as Practice (pp. 77-97).
Springer. 10.1007/978-981-19-4819-0_6
Faria, S. (2022).
O papel da educação a distância na formação ao longo da vida.
In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 213-228).
Portugal: Almedina.
Ferreira, P. & Nobre, C. (2022).
Prosa & Verso IV Água.
Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-85-8
Ferreira, P. C. (2022).
Prosa & Verso IV- Água.
Leiria, Portugal: ESECS-Politécnico de Leiria
Ferreira, S., Santos, S., Santo, P.E. (2022).
How Creativity and Celebrity Trust Promotes Intention to Visit a Destination.
In Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication II. DIGICOM 2021. Springer Series in Design and Innovation , vol 19.
Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-89735-2_56
Figueiredo, E., Ribeiro, C., Passos, C., Pereira, P. (2022).
A importância do marketing relacional em bibliotecas universitárias.
In Senhoras, E. M. (Org.) Marketing Discussões Contemporâneas (pp. 127 - 149).
Boa Vista: Editora IOLE. ISBN: 9786599835865
Figueiredo, M., Silva, A I, Rocha, J., Melo, A., Cardoso, A., Ribeiro, A., Gomes, H., Menezes, L., & Felizardo, S. (2022).
Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education.
Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação
Freire, C. Santos, F. (2022).
Acessibilidade da comunicação em contextos educativos.
In Catarina M., & Jenny S. (Coords.). Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (pp. 57-72).
Editora Almedina.
Gillain, R., Pinto, H., Dias, I., Abreu, O., Alves, D. (2022).
Atas da XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2022).
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. ISBN: 978-989-8797-90-2
Gomes, A.F.D., de Lacerda, A.C.W.G., da Silva Fialho, J.R. (2022).
Comparative Analysis of Process Mining Algorithms in Process Discover.
In: de Paz Santana, J.F., de la Iglesia, D.H., López Rivero, A.J. (eds) New Trends in Disruptive Technologies, Tech Ethics and Artificial Intelligence. DiTTEt 2021. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 1410.
Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-87687-6_25
Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2022).
O papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais.
In Magalhães, C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (Org.) Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia (pp. 32-48).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-53495-8-6
Gomes, N., Tadeu, P., Brigas, C., Brito, E. (2022).
Las Fake News: Una anális en tiempo de pandemia.
In Alonso-García, S., Garcia, G. G., Jiménez, C. R., Navas-Parejo, M. R. (Coord.) La educación globalizada: experiencias e investigaciones (pp. 82-95).
ISBN 978-84-1122-037-8
Inácio, A., Fernandes, I., Menino, H. (2022).
Projeto - A Ambineza.
In Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (Orgs.) A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 43-55).
Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Jerónimo, M., Cadima, R., Milhano, S. (2022).
La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en Portugal.
In Gairín-Sallán, J.,Barrera-Corominas, A. (Ed.) La gestión y funcionamiento de programas formativos híbridos en la universidad en Iberoamérica (pp. 207-224).
Barcelona, Espanha: EDO-Serveis-Universitat Autònoma de Barcelona. ISBN: 978-956-6040-33-0
Jordão, F., Fonseca, S. (2022).
Higher education teacher’s eustress: Cognitive evaluation of a situation as enhancer of well-being.
In Ferreira, E. (Org.) A psicologia no Brasil: Teoria e pesquisa 3 (pp. 102-107).
Brasil: Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.4902220049
Lopes, A. M. C, Sardo, A., Amante, F., Relvas, S. (2022).
Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro.
In Vasconcelos, A. W. S. (Org) Inovação e ciência em linguística, letras e artes. (pp. 39-57).
Ponta Grossa, Paraná, Brasil: Atena Editora. 10.22533/at.ed.3562201044
Macário, M. J. (2022).
Percursos para o desenvolvimento da cidadania global: A formação de professores e a literatura para a infância.
In L. Mesquita e C. M. Sá (Coord.) Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação, 7-22.
Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47
Magalhães, C., Carraça, B., Matos, M., Carvalho, M. (2022).
Inflexibilidade psicológica,fadiga de compaixão pandémica,mindfulness em profissionais de saúde portugueses.
In Aragão, J. A. (Org.) Ciências da Saúde:Pluralidade dos Aspetos que interferem na saúde humano (pp. 222-232 ).
Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.41422140222
Magalhães, C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2022).
Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia.
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-53495-8-6
Magueta, L. G., Cristóvão, M. M., Moncayo, M., Carvalho, J., Teixeira, S., Novo, F., Dias, M., Ascenso, L. (2022).
Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET.
In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 27-41).
Portugal: Almedina.
Magueta, L. G., Milhano, S., Sousa, J. G. (2022).
O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo.
In C. Mangas, J. G. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142).
Portugal: Almedina.
Mangas, C., Freire, C., Milhano, S., Lopes, S. M. (2022).
Processos e Estratégias de inclusão para jovens em risco de abandono escolar precoce no ensino profissional. Resultados do projeto Orienta4YEL no contexto português.
Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Socais, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-91-9
Martins, D., Mesquita, N., Gamboa, M. J. (2022).
Príncipes e princesas... castelos e dragões.
In Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (Orgs.) A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância.
Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Martins, E., Fernandes, R., Mendes, F. (2022).
Nutritional level, health, and subjective well-being in elderly.
In Pocinha, R., Margarido, C., Santos, R. et al. (Coords) Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 157-165).
Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social. ISBN: 978-84-18316-78-4
Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R., Felizardo, S. (2022).
Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly.
In Pocinha, R., Margarido, C., Santos, R. et al. (Coords) Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 51-60).
Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social. ISBN: 978-84-18316-78-4
Matias, A., Barros, T., Veiga, P. M., Julien, D. (2022).
Localismo e e-Marketplaces como promotores da sustentabilidade: uma abordagem às funções de Marketing.
In Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L. (Eds) Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas (pp. 45-74).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-70-9
Melão, D. (2022).
«Terra azul, lua laranja»: cuidar da Educação para a Cidadania Global nas veredas da literatura.
In In L. Mesquita e C. M. Sá (Coord.) Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação, 23-35.
Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47
Melão, D., Macário, M. J. (2022).
Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia.
In Fernández, R. T., Vázquez, J. S. (Coord.) Estudios sobre los hábitos de lectura (pp. 85-99).
Espanha: Editorial Dykinson. ISBN 978-84-1122-092-7
Menezes, N. (2022).
A descentralização de competências: Um olhar do serviço social. Reflexão e Inflexões.
In Brinca, J. (Coord). O lugar dos instrumentos no serviço social. Intrumentos diretos - Vol II.
Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-08-2
Milhano, S. (2022).
Práticas artísticas participativas - pedagogias de transformação para uma educação mais inclusiva.
In Sousa, J., Mangas, C. (Ed.) Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp.143-158).
Portugal: Almedina.
Milhano, S. (2022).
Processos e estratégias de educação musical ao longo da vida: continuidades e descontinuidades.
In Lopes, S. & Sousa, J. (org.), O lugar da educação ao longo da vida (pp. 87-101). Almedina.
Milhano, S., Nogueira, F., Correia, M. (2022).
Educação artística: lugar de confluência do direito à educação, à cultura e às artes? Um olhar pré e pós crise pandémica.
In Alonso, F. G., Vega, A. V. (Ed.) La dimensión transformadora del Derecho Educativo (pp.77-90).
San José, Costa Rica: Rede Internacional Investigação em Direito Educativo. 978-9968-03-017-5
Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (2022).
A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância.
Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Ratten, V., Santos, E., Tavares, F., Tavares, V. (2022).
Craft entrepreneurial ecosystems.
In Ratten, V. (Ed). Entrepreneurship in Creative Crafts (pp. 60-74). Routledge. 10.4324/9781003267225-6
Rodrigues, M., Pina, F. (2022).
Projeto - Descobrindo as lulas.
In Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (Orgs.) A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 143-158).
Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Rodrigues, R., Bugalhão, T., Gamboa, M. J. (2022).
Crescer e aprender com as sementes. Uma aventura nos trilhos da germinação.
In Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (Orgs.) A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância.
Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
S. M. Lopes, J. G. Sousa (2022).
O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação.
Portugal: Almedina.
Santos, M. J. (2022).
Todas as imagens.
Brasil: Quarteto Editora. ISBN: 5609989000473
Santos, O. (2022).
Contributos da Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade e Inclusão: Relatos de práticas pedagógicas criativas.
In Taucei, J.Gabardo, C., Stoltz, T. (Org.) Educação, Criatividade e neurociência - Interlocução na Prática pedagógica (pp. 265-276).
Brasil: Editorial Juruá. ISBN: 978989712848-6
Santos, S., Cristina, S., Verdugo, M., Schalock, R. (2022).
O modelo de qualidade de vida e apoios na educação.
In Diversidade e educação inclusiva: Instrumentos validados (pp.35-48).
Lisboa: Instituto de Educação-Universidade de Lisboa.
Silva, A., Pereira, I., Fonseca, M. (2022).
A presença das tecnologias digitais no quotidiano das crianças.
In Aliseda, J., Castanho, R., Carvalho, J., Abreu, A. (Coord.) Transformacion Digital e Innovacion Tecnologica en la Educación.
Editorial Aranzadi. ISBN: 978-84-1391-564-7
Silva, P., Campos, S., Pato, M. L. (2022).
Estudo de caso de práticas de sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, na República Checa e em Portugal.
In Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L (Eds.) Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas (pp.13-44 ).
Viseu: Edições Esgostas. ISBN: 978-989-9092-84-6
Sousa, C. C. (2022).
O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual.
In M. O. Ana Gabriela Macedo, Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos interartísticos e narrativas da memória (pp. 125-153).
V.N. Famalicão: Húmus.
Sousa, J. G., Santos, M. J. S. P., Magueta, L., Lopes, M. S. P., Brites, L. R. (2022 Eds.)
Emoções, Artes e Intervenção - Crianças e Jovens em Risco.
Portugal: Almedina.
Souto-e-Melo, A. L., Maravilha, M. (2022).
Projeto artístico 40+1: uma proposta de aprendizagem no ensino das artes da performance cultural.
In Figueiredo, M. P., Franco, A. (Coords.) Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 226-240).
Viseu, Portugal: ESEV, IPV
Vasconcelos, C. (2022).
Combined Nutrition and Exercise Interventions in Community Groups.
MDPI. ISBN 978-3-0365-6272-8
Vasconcelos, C. (2022).
Magnesium Supplementation on Athletes.
In Supplementation on Athletes (pp. 1-11).
Open Access eBooks
Vieira, I., Coelho, D., Barradas, P., Rodrigues, P (2022).
Lazarim: A norma da pandemia.
In Ribeiro, R., Araujo, E., Silva, M., Fernandes, A. (Ed.) Festividades, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade: A Norma da Pandemia (pp. 415-431).
Braga, Portugal: Uminho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.73.34
Alves, S. & Silva, A.I. (2021).
LGP na educação pré-escolar com crianças ouvintes: Repercussões e interferências na compreensão global de histórias.
In C. Morgado (Coord.), Cadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (pp.86-102).
Porto: IPP-ESE.
Amante, M. J., Barros Fonseca, S., Araújo, L. & Xavier, P. (2021).
Perceções sobre desafios e facilitadores para as pessoas com demência e seus cuidadores no contexto da pandemia COVID-19.
In M. J. Amante, S. Barros Fonseca, L. Araújo, P. Xavier, J. Carreira (Orgs.), Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências (pp. 67-78).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
Amante, M. J., Barros Fonseca, S., Araújo, L., Xavier, P. & Carreira, J. (2021).
Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências.
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
Amaro, S., Barroco, C. & Fonseca, P. (2021).
The use of information and communication technologies in religious tourism.
In D. H. Olsen, D. J. Timothy(Eds), The Routledge Handbook of Religious and Spiritual Tourism (pp. 372-384).
London: Routledge
Antunes, S. (2021).
O Distanciamento Social e a Intergeracionalidade.
In Pensar e Compreender o Envelhecimento em Emergência de Pandemia (pp. 44-59).
Porto, Portugal: Seda Publicações
Boato, E. M. & Lourenço, Carla. (2021).
A emoção e o movimento corporal humano: Algumas considerações sobre a educação física para alunos com deficiência visual.
In Educação Física junto a estudantes com DV pesquisas e práticas (pp. 21 - 39).
Curitiba: Appris
Brinca, J., & Magalhães, C. (2021).
A intervenção Psicossocial nas equipas de rua em Portugal, em contexto de Covid 19: o contributo da empatia e da compaixão.
In E. S. Barbosa (Org.), Articulação Ensino - Serviço - Comunidade na saúde: Possibilidades e desafios.
São Paulo, Brasil: PACO E LITTERA EDITORA LTDA. ISBN: 9786558406396
Brito, E. & Velho, F. (2021).
I'm Going to School, What Now? From Pre-School to the 1st CEB: Children´s Beliefs.
In Psicologia: identidade profissional e compromisso social, Capítulo 6 (pp. 50-65).
Ponta Grossa, Brasil: ATENA EDITORES.
DOI: 10.22533/at.ed.394213003
Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P. , Andrade, J., Oliveira, A. & Guiné, R. (2021).
Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa.
In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 87-108).
Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu
Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J.,Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R. & Correia, T. (2021).
Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Campos, S., Ramos, P., Pinto, A., Ferreira, M. & Aparício, G. (2021).
Competências emocionais e sucesso académico: Revisão de literatura.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 39-49).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J. & Guiné, R. (2021).
Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar.
In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 73-86).
Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.
Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S. & Guiné, R. P. F. (2021).
Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina.
In Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 211-224).
Portugal.
Carraça, B., Rosado, A., James, I., Magalhães, C. & Ferreira, V. (2021).
Mindfulness-Based Soccer Interventions, Self-Compassion and Self-Criticism on Flow and Perceived Soccer Performance.
In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges.
USA: Nova Science Publishers
Chaves, C., Andrade, A., Duarte, J., Gonçalves, C., Silva, L. S., Correia, M., Alves, P., Cardoso, A. P. & Chocarro, E. (2021).
Intenção de abandono no ensino superior: Estudo comparativo entre estudantes portugueses e espanhóis.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 128-151).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Coelho, E., Nogueira, A.R., Gomes, I., Fonseca, S. & Pereira, A. (2021).
(Des)motivação dos docentes de educação física: Um estudo na ilha terceira - Açores (Portugal).
In P. A. Cavalcanti (Org.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas vol I (pp. 45-54).
Brasil: Editora Artemis.
DOI: 10.37572/EdArt_1704213095
Cruz, M., Novo, C., Silva, M. I. &Cardoso, A. P. (2021).
Modelos tradicionais e alternativos de aprendizagem no ensino superior em contexto pandémico.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 50-59).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Fernandes, G., Tracana, R. B., Castro, E. & Fernandes, M. (2021).
Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination.
In Mandic A., Petric L. (Eds.), Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism (pp. 137-152).
Suiça: Springer International Publishing.
DOI: 10.1007/978-3-030-69193-6
Fernandes, G.P, Castro, E. &Tracana, R. (2021).
Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal.
In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals (pp. 117-137).
EUA: IGI Global.
DOI: 10.4018/978-1-7998-5691-7.ch007
Ferreira, M., Campos, S., Cardoso, A. P. & Chaves, C. (2021).
Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior.
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P. , Alves, A., Lopes, A. & Guiné, R. (2021).
Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes.
In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 109-129).
Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.
Ferreira, M., Campos, S., Guiná, R., Duarte, J., Abramtes, J. L. & Cabral, L. (2021).
Revalidação do Questionário de Qualidade de Vida Académica para os Estudantes do Ensino Superior Politécnico Português.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 62-77).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J.L., Rosário Cabral, L. & Balula, J. (2021).
Intenção de Abandono Escolar dos Estudantes do Ensino Superior: Fatores Relacionais e de Gestão de Vida.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 102-113).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Cardoso, A. P. Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C. & Guiné, R. (2021).
Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-100).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Cardoso, A. P. & Campos, S. (2021).
Introdução.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 12-17).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, P. C. (2021).
Prosa & Verso III Silêncio.
Leiria, Portugal: ESECS.
Ferreira, P. C. (2021).
Sombras & Reflexos.
Benedita, Alcobaça: INSE.
Ferreira, P.C. & Caels, F. (Coord.) (2021).
(Re)contos do Oriente, um olhar dos estudantes chineses.
Leiria, Portugal: ESECS
Figueiredo, J. Q., Brigas, C., Tadeu, P. & Garcia-Martinez, I. (2021).
The Code Hour: Taller de pensamiento computacional en una escuela primaria de Guarda (Portugal).
In Juan M. T.T., María P. C. R., José A. M. M., Antonio J. M. G. (Eds.), Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación (pp. 129-138).
Espanha: Ediciones Octaedro. ISBN 9788418819551
Freire, C. (2021).
Comunicação acessível: um caminho.
In Diálogos Interdisciplinares: indústria criativa, processos culturais, diversidade e inclusão (pp. 85-99).
Brasil: Pimenta Cultural.
DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.121
Freire, C., Mangas, C., Costa, R. & Costa, A. L. (2021).
The Potential of Distance Education for the Inclusion of Students in Higher Education.
In A. S. Moura, P. Reis, M. N.D. S. Cordeiro (Eds.), Handbook of Research on Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning (pp. 379-401).
USA: IGI Global.
DOI:10.4018/978-1-7998-4769-4.ch016
Freire, C., Mangas, C., Milhano, S. & Lopes, S. (2021)
Una mirada sobre las dinâmicas para la inclusión de jóvenes en riesgo de abandono escolar temprano: el contexto portugués.
In L. Ortiz Jiménez, J. A. Torres González, J.J. Carrión Martínez, S. Fernández Larragueta, M.A. Peña Hita, E. Pérez Navío (Coords.), Organización Educativa para todas las personas.
Almeria, Espanha: Wolters Klumer.
Freitas, A., Silva, A.I. & Amante, S. (2021).
Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19.
In F. Cádima, I. Ferreira (Coords.), Perspectivas multidisciplinares da comunicação em contexto de Pandemia (Vol. 2, pp. 90-110).
Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova.
Gamboa, M.J. (2021).
PREFÁCIO
In Taufer, A. L., Custódio, P. B., Ramos, W. (org.), (2021). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I. Vol. I
Judiaí: Paco Editorial ISBN- 9786558402107
García-Martínez, I., Tadeu, P., Brigas, C. & Ubago-Jiménez, J. L. (2021).
Una experiencia didáctica innovadora de aprendizaje servicio en Educación Superior.
In Juan M. T.T., María P. C. R., José A. M. M., Antonio J. M. G. (Eds.), Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación (pp. 139-148).
Espanha: Ediciones Octaedro. ISBN 9788418819551
Guiné, R. P. F., Bartkiene, E., Szucs, V., Tarcea, M., Ljubicic, M., Cernelic-Bizjak, M., Isoldi, K., et al. (2021).
Study about food choice determinants according to six types of conditioning motivations in a sample of 11,960 participants.
In Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 49-66).
Guiné, R., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Duarte, J. & Ferrão, A. C. (2021).
Construção e validação do instrumento de recolha de dados.
In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 9-26).
Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.
Guiné, R., Florença, S. G., Ferreira M., Campos, S., Okpala, C. & Korzeniowska, M. (2021).
Cancer Prevention and Management Trough Phenolic Compounds.
In R. C. Linn (Ed.), Phenolic Compounds in Health and Disease, Chapter 3 (pp. 105-130).
USA: Nova Science Publishers, Inc.
DOI: 10.52305/BOAK9610
Junior, R. R., Silva, R. & Pereira, A. (2021).
Sport and social inclusion in contexts of vulnerability: an ethnographic approach.
Belo Horizonte, Brasil: Editora Dialética. ISBN: 9786559563036
Lourenço, C., Esteves, D., Colombo-Dougovito, A. M. (2021).
Methodological strategies planned motor activities motor assessment.
In D. Esteves, K. Lewis (Eds.) International Book Edition Exercise: Physical, Physiological and Psychological Benefits (pp. 197-222).
Nova Science Publishers
Lúgaro, M. C., Sá, M.H.A. & Silva, A. I. (2021).
Deafness and Multiliteracies: Paths towards Inclusion in a Plurilingual and Multimodal World.
In F. Anastassiou (ed.). Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the Future (pp. 186-217).
UK: Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-6820-2 ISBN (13): 978-1-5275-6820-4.
Magalhães, C., Alves, A. B., Carraça, B. & Sargento, J. (2021).
Recursos para crianças, jovens, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19.
In C. Bianchessi (Org.), Diálogos sobre a Educação: saberes, contextos e experiências pedagógicas (pp. 129-136).
Brasil: Editora Bagai.
Magalhães, C., Amante, M. J., Xavier, P. & Fonseca, S. (2021).
Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal
Magalhães, C., Carraça, B., Golçalves, J. & Gaspar de Matos, M. (2021).
Mental Health Literacy, Psychological Inflexibility and Fear of Compassion: Roles and Associations with Depression and Anxiety in Adolescence.
In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges.
USA: Nova Science Publishers
Magueta, L. (2021).
"Cápsulas do tempo" - A criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos.
In Sousa, J., Santos, M.J., Magueta, L., Lopes, M. & Brites, L. (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção - Perspetivas Multidisciplinares (pp. 91-100).
Portugal: Almedina
Magueta, L. G., Sousa, J., Milhano, S., & Lopes, M.S.P. (Org.) (2021).
2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Magueta, L.G. (2021).
A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato».
In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.) 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística. pp.55-64.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
Magueta, L.G. (2021).
Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos.
In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, Educação e Inclusão (pp. 333-345).
Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Mangas, C., Sousa, J. & Freire, C. (Coord)
Percursos para uma educação inclusiva.
Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6
Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S. & Alves, C. (2021).
Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Matias, A. (2021).
De la ciudad real a la smart city de escala humana: el caso de Viseu, Portugal.
In J. Sierra Sanchéz, M. Antón Barco (Coords.), De la Polis a la Urbe a través de miradas interdisciplinares (pp. 533-547).
McGraw-Hill.
Melão, D. (2021).
Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro Magalhães.
In S. R. da Silva e J. M. Ribeiro (Org.). Palavras limpas: a escrita para a infância e a juventude de Álvaro Magalhães (pp. 133-149).
Porto: Tropelias & Companhia
Melão, D. (2021).
Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia.
In E. Chaleta, A. Ferreira e J. Beltrán (Coords.), Formas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 429-452).
Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València.
Menezes, C. & Gamboa, M.J. (2021).
Entre o impacto da pandemia na cultura e o impacto da cultuta na pandemia: Narrativas jornalísticas sobre o sector cultural em tempos de covid-19.
In Sousa, J., Santos, M.J., Magueta, L., Lopes, M. & Brites, L. (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção - Perspetivas Multidisciplinares (pp. 225-239).
Portugal: Almedina
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Amante, S. & Costa Lopes, A. (2021).
Humour in Mathematics Teaching: A Study in Portugal and Spain.
In E. Vanderheiden, C. H. Mayer (Eds.), The Palgrave Handbook of Humour Research (pp. 419-437).
Cham, Switzerland: Springer Palgrave Macmillan.
DOI: 10.1007/978-3-030-78280-1_21
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Guitart, M. (2021).
Humour to learn Mathematics: Mathematical tasks to laugh and learn.
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas/Instituto Politécnico de Viseu.
Milhano, S. (2021)
Pensar a ação em investigação e intervenção musical - cruzamentos entre ação pedagógica, participação, prática artística e produção científica.
In Magueta, L. G., Sousa, J., Milhano, S., & Lopes, M.S.P. (Org.) (2021). 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Milhano, S. (2021).
Prática Musical - Lugar de encontro e confluência de processos artísticos e pedagógicos no ensino superior.
In Sousa, J., Santos, M.J., Magueta, L., Lopes, M. & Brites, L. (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção - Perspetivas Multidisciplinares (pp. 169-183).
Portugal: Almedina
Milhano, S., Oliveira, L., Rodrigues, M. (2021).
Diálogos sobre educação de infância - Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola.
Leiria, Portugal: ESECS.
Oliveira, H., Canavarro, A., & Menezes, L. (2021).
Desenvolver novas perspetivas sobre o ensino da Matemática através da análise da prática: os casos multimédia na formação de professores.
In A. Richit, H. Oliveira (Orgs.), Formação de Professores e Tecnologias Digitais (pp.117-142).
São Paulo: Editora Livraria da Física.
Oliveira, L. M. G., Rodrigues, M., Milhano, S. (2021).
Atas do II Ciclo Internacional de Conferências Infância & Educação.
Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Socais, Politécnico de Leiria. 2021.
Oliveira, L., Rodrigues, R. & Milhano, S. (2021).
Introdução.
In Diálogos sobre educação de infância - Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola (pp. 15-18).
Leiria, Portugal: ESECS.
Paiva, T. (2021).
Green Marketing.
In Encyclopedia of Organizational Knowledge, Administration, and Technology, Chapter 140 (pp. 2043-2056).
USA: IGI Global.
DOI: 10.4018/978-1-7998-3473-1.ch140
Pereira, A. & Garcia, R. P. (2021).
Ética no Desporto. Desafios atuais e futuros.
Portugal: Instituto Português do Desporto e Juventude e Edições Afrontamento.
Ramalho, H. (2021).
A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção da escola dos candidatos a diretor: uma análise de sete experiências.
In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E. & Fernandes, R.(Ed) Apontamentos de educação especial e inclusiva @ 2021 (pp. 33-56).
Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7
Rito, P. N. (2021).
An Analysis of the Real-Time Strategy Games: The Nineties. In D. Denizel, D. E. Sansal, T. Tetik (Eds.), Multidisciplinary Perspectives on Narrative Aesthetics in Video Games (pp. 245-257).
Bern, Suiça: Peter Lang. ISBN: 9783631847572
Santos, M.G. (2021).
Nota breve sobre Emoções e outras Aprendizagens.
In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.) 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística. pp.55-64.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
Santos, M.J. (2021).
Ver é saber, sentir é conhecer - um olhar sobre ansiedade, medo e a dor.
In Sousa, J., Santos, M.J., Magueta, L., Lopes, M. & Brites, L. (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção - Perspetivas Multidisciplinares (pp. 265-276).
Portugal: Almedina
Santos, O., Alvaréz, M. & Rebelo, I. (2021).
Formação de professores - o ensino das ciências como estratégia promotora de aprendizagem em alunos com NEE.
In Deflagração de Ações voltadas à Formação Docente 2 (pp. 100-106).
Brasil: Atena Editora.
DOI: 10.22533/at.ed.15221280410
Sargento, J. & Oliveira, S. (2021).
Emoção e afeto na educação: O olhar relacional dos modelos psicanalíticos.
In Educação em foco: Dilemas e desafios contemporâneos (pp. 70-81).
Brasil: Arco Editores.
DOI: 10.48209/978-65-89949-20-5
Silveira, R., Xavier, P., Alves, A. B. (2021)
Igualdade de género e inclusão: Atitudes de professores/as do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E. & Fernandes, R.(Ed) Apontamentos de educação especial e inclusiva @ 2021 (pp. 57-68).
Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7
Simões, C. (2021).
O contributo do modelo da qualidade de vida para a educação inclusiva.
In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord) Percursos para uma educação inclusiva (pp. 191-220).
Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6
Soares, R., Soares, W., Freitas, D., Gonçalves, F. & Ferreira, B. (2021).
Formação de professores de língua portuguesa para surdos.
In Formação de professores: políticas, tensões e perspectivas (pp. 189-203).
Brasil: Arco Editores.
DOI: 10.48209/978-65-89949-12-7
Sousa, J., Santos, M.J., Magueta, L., Lopes, M. & Brites, L. (Coord.). (2021).
Emoções, Artes e Intervenção - Perspetivas Multidisciplinares.
Portugal: Almedina
Sousa, L., Cardoso, A. P., Santos, M. J., Campos, S. & Paiva T. (2021).
Ensino politécnico: Contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionais.
In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 20-35).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Souto-e-Melo, A. L. (2021).
Configurações de renovação pedagógico-didática no ensino superior: uma proposta no curso de Artes Plásticas e Multimédia.
In Formas de enseñar y aprender en educación superior | Faces no ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 390-408).
Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de Valência
Teixeira, M., Tavares, T. C., Gorgulho, A. R., Macário, M. J., & Rodrigues, P. (Orgs.) (2021).
Anais do VI SIMELP – Da união à diversidade: tomo 1 e tomo 2.
Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-972-9434-13-6
Tracana, R. B., Cambraia, A., Biondo, U. & de Araújo, M. C. P. (2021).
Pensamento Computacional E Ciências Da Natureza: Projeto Integrador Em Escolas De Educação Básica.
In Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências, Capítulo 8 (pp. 183-203).
Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics
Tracana, R. B., Fernandes, G., Castro, E. & Fernandes, M. (2021).
Geoeducação e práticas pedagógicas na valorização do território. O estrela geopark (portugal) como recurso didático e suas estratégias de divulgação das geociências e do geoturismo.
In Práticas e metodologias no ensino de ciências (Cap. 1).
Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics.
Vasconcelos, C. & Sá, C. (2021)
Malnutrition and Type 2 Diabetes.
In Malnutrition and Impact on Health. Vol1, Chapter1 (pp. 1-21).
Open Access eBooks.
Vasconcelos, C. (2021).
Lifestyle Intervention and Type 2 Diabetes.
In P. K. Kare (Ed.), An Ebook on Type 2 Diabetes, vol 2 (pp. 16-31).
Open Access eBooks. ISBN: 978-93-87500-70-9
Velho, F. & Brito, E. (2021).
Crenças infantis de conceção e nascimento e fatores associados.
In A pesquisa em psicologia: Contribuições para o debate metodológico 2 (Cap. 2, pp. 217-241).
Ponta Grossa, Brasil: Atena editores.
DOI: 10.22533/at.ed.30321020920
Velho, F. (2021).
As experiências clássicas de PIAGET na atualidade: A utilização das tecnologias nas crianças influencia os resultados obtidos?.
In Educação enquanto fenómeno social: Democracia e emancipação humana 2 (pp. 89-109).
Ponta Grossa, Brasil: Atena editores.
DOI: 10.22533/at.ed.5362116118
Xavier, P., Amante, M. J., Araújo, L., Fonseca, S., Magalhães, C., Silva, C., Cordeiro, L. (2021).
Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses.
In Magalhães, C., Amante, M. J., Xavier, P. & Fonseca, S. (2021). Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk (pp. 44-58).
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal
Balula, J., Melão, D., Silva, A. I. (2020).
Formação de leitores na (e para a) complexidade.
In Darcília S., Madalena T. (Eds.), Propostas didático-pedagógicas para as aulas de português (pp. 290-316).
Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts.
Barroso, P. (2020).
A procura da identidade em percursos de alteridade.
In Turismo: História, Património e Ideologia – Diálogos e Memórias (pp.127-140).
Cascais, Portugal: Câmara Municipal de Cascais.
Barroso, P. (2020).
Contributions to Communicational, Cultural, Media, and Digital Studies: Contemporary World-Society.
Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Publishing.
Barroso, P. (2020).
Retórica, ideologia e (i)literacia da imagem.
In Media, Informação e Literacia – Rumos e Perspetivas (pp. 485-507).
Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Barroso, P. M. (2020).
Norms.
In D. Merskin (Ed.), The SAGE International Encyclopedia of Mass Media and Society (Vol. 1, pp. 1269-1270).
Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.
Cardoso, A. P. (2020).
Inovação e ambiente: Da premência da mudança às exigências da educação ambiental.
In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (pp. 265-284).
Coimbra: CITEUC.
doi: 10.5281/zenodo.4410719
Chaves, C. (2020).
Avaliação multifatorial do risco de quedas na Pessoa Idosa.
Chaves, C., Sequeira, C., Duarte, J. C., Gonçalves, A. (2020).
Literacia em saúde mental positiva na comunidade.
In C. Sequeira & F. Sampaio (Eds.), Enfermagem em Saúde Mental, (pp. 57-60).
Portugal.
Coimbra, V. L. M. M., Marques, E. M. B. G., Chaves, C. (2020).
Avaliação multifatorial do risco de quedas na pessoa idosa: Um estudo em uma comunidade rural.
Berlim, Alemanha: Novas Edições Académicas.
Costa, C. A., Aguiar, A., Guiné, R., Costa, D., Correia, H. E., Chaves, C. (2020).
Pontes entre agricultura familiar e agricultura biológica.
Lisboa, Portugal: Âncora.
Ferreira, P. C. (2020).
Prosa & Verso II - Árvore.
Leiria, Portugal: ESECS - Politécnico de Leiria
Ferreira, P. C. (2020).
Terra - Fábulas de Hoje e de Ontem - Prémio de Escrita Gonçalves Sapinho VI.
Alcobaça, Portugal: INSE.
Ferreira, S. (2020).
Reflexões sobre o impacto da utilização das TIC nas redes sociais de apoio do indivíduo sénior.
In Envelhecer em tempos de Matrix – Metáforas, Reflexões e Práticas em Gerontotecnologia (pp. 93-106).
Portugal: RVJ-Editores.
Figueiredo, M., Menezes, L., Gomes, H., Martins, A. P., Ribeiro, A., Marchese, M., Soares, I., Zhang, L. (2020).
It’s a lot of work.
In Mathematics in Early Childhood, (pp. 79-94).
Abingdon, Reino Unido: Routledge.
doi: 10.4324/9780429352454-9
Gomes, C. A., Ferreira, S., Sousa, B. (2020).
Older adults’ participation in VIAS’ mobile app design.
doi: 10.1007/978-3-030-50252-2_1
Gonçalves, A., Sequeira, C. A., Chaves, C. (2020).
Urgências psiquiátricas.
In C. Sequeira & F. Sampaio (Eds.), Enfermagem em Saúde Mental, (pp. 271-276).
Portugal.
Guiné, R. P. F., Correia, P., Ferreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Bartkiene, E., Lele, V., Starkute, V., Juodeikiene, G., Adomaitiene, V., Steibliene, V., Zadeike, D., Szűcs, V., Hámori, J., Bizjak, M. C., Stubelj, M., Klava, D., Straumite, E., Kruma, Z., Tarcea, M., Fazakas, Z., Buicu, F., Ruta, F., Rus, V. (2020).
Information, perceptions and motivations for healthy eating on a group of European Countries.
In Wilson L (Ed.), Healthy Lifestyles and Healthy Eating, (Ch 4, pp. 147-181).
Nova Science Publishers, Inc., USA.
Júnior, R. R., Silva, Roselene C. A., Pereira, A. (2020).
Esporte e inclusão Social em contextos de vulnerabilidade: Uma abordagem etnográfica.
Belo Horizonte, Brasil: Editora Dialética.
Lopes, A. M. C & Ferreira, Z. (2020).
A clivagem centro – Margens e a transgressão do STATUS QUO nas narrativas de autoras nativo Americanas.
In Letras Insubmissas. Ensaios sobre Literatura e Transgressão (pp. 19- 43).
Campinas, São Paulo: Mercado das Letras.
Macário, M. J. (2020).
Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal.
In A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. Marín, A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafios de investigacuón educativa durante la pandemia COVID19, (pp. 243-251).
Madrid, Espanha: Dykinson.
Macário, M. J., Sá, C. M. B. F. (2020).
Para uma abordagem à ortografia: Da consistência do conhecimento científico à adoção de estratégias didáticas.
In D. Simões, M, Teixeira (Eds.), Propostas didático-pedagógicas para as aulas de português (pp. 126-151).
Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts.
Magalhães, C. (2020).
Mindfulness compassion and psycholgohical flexibility based intervention to sport performance.
Nova Science Publisher.
Magalhães, C. (2020).
Psychological flexibility, mindfulness and compassion in adolescence.
In What to know about mindfulness.
Nova Science Publisher.
Magueta, L. (2020).
Juntar, colar, sentir - uma experiência de criação plástica.
In Emoções, Artes e Intervenção, (pp. 169-178).
Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria.
Mamede, E., Pinto, H., Monteiro, C. (Eds.) (2020).
Contributos para o Desenvolvimento do Sentido de Número Racional.
Portugal: APM.
Mangas, C., Lopes, S., Milhano, S., Freire, C. (2020).
Promover o reingresso de alunos nos cursos profissionais: estratégias de operacionalização e possibilidades para reflexão.
In Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e desafios (pp. 642-657).
Portugal: Ludomedia.
doi: 10.36367/ntqr.2.2020.642-657
Martins, M., Brautlacht, R., Agyapong, D., Owino, J. (2020).
Online collaboration among European, African and US Students: Building bridges across continents project.
In Virtual Exchange Borderless Mobility between the European Higher Education Area and Regions Beyond (pp. 32-39).
Alemanha: Erasmus+ National Agency for EU Higher Education Cooperation DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst.
Melão, D. (2020).
Da leitura como perene reinício de constelações de afetos - reencontrar Conceição Dinis Tomé.
In 10 novas vozes e rostos da literatura portuguesa para a infância, (pp. 75-95).
Porto, Portugal: Tropelias & Companhia.
Melão, D. (2020).
O papel da literatura para a infância na educação para a cidadania global.
In In I. A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. MArín & A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID 19, (pp. 260-269).
Madrid: Editorial Dykinson.
Menezes, L. (2020).
Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender.
Viseu, Portugal: Politécnico de Viseu.
Menezes, L. (2020).
Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º ano.
In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, (pp. 481-486).
Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática.
doi: 10.2307/j.ctv131bt7t.13
Paiva T., Farinha L. (2020).
Technological innovation and sustainable development: A case study of the Knitwear industry of Seia and Gouveia Countries, Portugal.
In Farinha L., Raposo, D. (Eds.), Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles.
IGI Global.
doi: 10.4018/978-1-7998-3628-5
Pinto, H. (2020).
Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações.
Portugal: APM.
Pinto, H., Monteiro, C. (2020).
Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo.
In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional.
Portugal: APM.
Pinto, H., Ponte, J. (2020).
O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: O caso da divisão dos números racionais.
In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional.
Portugal: APM.
Raposo D. et al. (2020).
Visual Identity Design as a Cultural Interface of a Territory.
In F. Rebelo , M. Soares (Eds.), Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2020. Advances in Intelligent Systems and Computing, (vol 1203, pp 65-72).
Springer, Cham.
doi: 10.1007/978-3-030-51038-1_10
Rocha, J., Ribeiro, A., Menezes, L., Felizardo, S., Cardoso, A. P., Silva, A. I., Figueiredo, M. (Eds.)(2020).
Livro de Resumos do Olhares sobre a Educação.
Escola Superior de Educação. Politécnico de Viseu.
doi: 10.34633/978-989-54743-3-2
Santos, M. (2020).
O cérebro como orgão Social.
In Emoção, arte e intervenção.
Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria.
Santos, M. (Eds.) (2020).
Emoção, arte e intervenção.
Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
Santos, O. (2020).
A importância da educação ambiental na perspectiva de estudantes do ensino superior: Uma experiência dos cursos de pedagogia no Brasil e licenciatura em educação básica em Portugal.
Curitiba, Brasil: Editora CRV – Curitiba/Brasil.
Santos, O. (2020).
Património natural do concelho de Leiria.
Leiria, Portugal: Oikos.
Silva, A. F., Cardoso, A.P., Abrantes, M. I. (2020).
Perspetivas sobre os Trabalhos Para Casa em Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (pp. 311-326).
Coimbra: CITEUC.
doi: 10.5281/zenodo.4410843
Simões, C. (2020).
A qualidade de vida de crianças e jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental: Contributo para a educação inclusiva.
Amadora, Portugal: Fundação AFID Diferença.
Tadeu, P., Brigas, C., Pereira, A. M., Fernández-Cerero, J. (2020).
Learning assessment based in computational thinking with multiple intelligences.
In J. M. T. Torres, S. A. García, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologías activas y TIC para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 707-716).
Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON.
Tadeu, P., García-Martínez, I., Ribeiro, M. C. (2020).
Utilizar materiales manipulables en tiempos de covid-19: Retos y desafíos para los docentes.
In M.T. Torres; S. A. Garcia; M.N.C. Soto; J.M.S. Reche. Análisis sobre metodologias activas y tic para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 675-687).
Madrid: Dykinson.
Tadeu, P., Ribeiro, M. C., García-Martínez, I. (2020).
Renewing the pedagogical formation of teachers by using the manipulable materials.
In F.J.H. Lucena; J.M.T. Torres; J.M.S. Reche; S.A. García. Innovación Docente e Investigación Educativa en la Sociedad del Conocimiento (pp. 121-138).
Madrid: Editorial Dykinson.
Tadeu, P., Fernández-Batanero, J. M. (2020).
Formación del profesorado de la comunidad valenciana en TIC y discapacidad. Percepciones de profesionales del sector educativo.
In J. M. T. Torres, S. A. García, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologías activas y TIC para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 514-523).
Madrid, Espanha: Editorial Dykinson.
Tracana, R., Cambraia, A., Biondo, U. (2020).
Aprendizagem híbrida no desenvolvimento profissional docente: Construção de uma comunidade aprendente luso-brasileira.
In Educação à distância - Multiletramentos e linguagens multimodais. Brasil.
Almeida, D., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Campos, S. (2019).
Desenvolvimento de competências emocionais no 1º ciclo do ensino básico.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 76-104).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Alves, D. C. D., Pinto, H., Dias, M. I. P. S., Gillain, R., Abreu, M. O. J. A. (Orgs.) (2019).
Livro de atas: VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação.
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
doi: 10.25766/st5t-v230
Balula, J. P., Melão, D., Silva, A. I. (2019).
Formação de leitores na (e para a) complexidade.
In D. Simões, M. Teixeira (Eds.), Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português (pp. 56-87).
Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts.
Barroso, P. (2019).
The Reality of the Virtual in Deleuze’s Transcendental Empiricism.
In J. Braga (Eds.), Numanities - Arts and Humanities in Progress (pp. 133-144).
Springer.
doi: 10.1007/978-3-030-24751-5
Barroso, P. (2019).
Visual literacy and visual rhetoric: Images of ideology between the seen and the unseen in advertising.
In New Media and Visual Communication in Social Networks (pp. 17-36).
IGI Global.
doi: 10.4018/978-1-7998-1041-4.ch002
Barroso, P. (2019).
Análise crítica e teoria semiótica da religião: Quadros de representação da realidade.
Novas Edições Acadêmicas.
Barroso, P. (2019).
Semiótica da Religião: Códigos, Significados e Rituais de Comunicação.
Novas Edições Acadêmicas.
Campos, S., Basílio, C., Ferreira, M., Alves, C. (2019).
Estabelecimento prisional de Coimbra-Portugal: Estados emocionais negativos numa amostra de indivíduos privados de liberdade.
In Cadernos de psicologia jurídica: Psicologia jurídica: Desafios atuais, (Vol II, pp. 205-246).
São Luís de Maranhão, Brasil.
Cardoso, A. P. , Campos, S. (2019).
Programa Desenvolver+: Professores.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 115-127).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Cardoso, A. P., Abrantes, J. L., Seabra, C. (2019).
Competências emocionais dos professores e a promoção do sucesso escolar.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp.
22-29).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Cardoso, A. P., Chaves, C., Seabra, C., Silva, D., Duarte, J., Abrantes, J. L., et al., Campos, S. (2019).
Introdução.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 12-18).
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Costa, A. S., Cardoso, A. P., Rocha, J. (2019).
Conceções e práticas dos professores sobre a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico.
In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 127-140).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu.
Duarte, F., Madeira, M. J., Moura, D. C. (2019).
Innovation: Cooperation, R&D and organizational innoavative performance: Determinants of innovation in Portuguese SME’s.
Lambert Academic Publishing.
Ferreira, M. E. (2019).
Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior.
In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 167-172).
Espanha: Educación Editora.
Ferreira, M. E., Crisóstomo J., Pitarma, R. (2019).
Promoting pro-environmental practices about trees in children using infrared thermography technology.
In Rocha Á., Serrhini M. (Eds.), Information Systems and Technologies to Support Learning (Vol. 111, pp. 154-163).
Springer, Cham.
doi: 10.1007/978-3-030-03577-8_18
Ferreira, M., Campos, S., Cardoso, A. P., Chaves, C. (Eds.) (2019).
Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica.
Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, P. C. (2019).
Memórias.
Alcobaça, Benedita, Portugal: INSE.
Frias, C., Silva, C., Amante, M.J., & Seabra, C. (2019).
Storytelling Tourist Experience promoted by the official websites of World Heritage Historical Centres.
In Antónia Correia, Alan Fyall and Metin Kozak (Eds), Experiential Consumption and Marketing in Tourism: A cross-cultural context (174-194).
Oxford: Goodfellow Publishers.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5604.
Gonçalves, M., Coutinho, E., Pareira, V., Nelas, P., Chaves C., Duarte J. (2019).
Woman’s Satisfaction with Her Water Birth Experience.
In Costa A., Reis L., Moreira A. (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. WCQR 2018. Advances in Intelligent Systems and Computing (vol 861, pp 255-265).
Springer, Cham.
doi: 10.1007/978-3-030-01406-3_22
Macário, M. J., Sá, C. M., Silva, C. V. (2019).
Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: Um estudo com futuros profissionais da Educação.
In A. M. Ferreira, C. M., M. F. Brasete, R. L. Coimbra (Eds.), Pelos mares da língua portuguesa IV (pp. 494-509).
Aveiro: UA Editora.
Melão, D. (2019).
Português língua estrangeira no ensino superior. Dar voz às vozes dos estudantes.
In C. Koch, D. Reimann (Eds.), As variedades do Português no Ensino do Português língua estrangeira (pp. 59-75).
Alemanha: Narr Francke Attempto VERLAG
Melo, A. S. (2019).
Bologna process and the rethinking of the role of higher education: Teaching strategies focused on students’ skills achievement.
Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
doi: 10.14195/978-989-26-1620-9_1
Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A. M., et al. (2019).
Humour in mathematics teaching. Tasks for the classroom.
Viseu, Portugal: Litoprint & Higher School of Education of Viseu.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5346
Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A., Matos, I. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2019).
Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom (2nd edition).
Viseu: Litoprint and Higher School of Education of Viseu.
Menezes, L., Rocha, J., Rego, B., Figueiredo, M. P., Ribeiro, A., Silva, A. I., Felizardo, S., Cardoso, A. P. (Eds.). (2019).
Livro de resumos: Olhares sobre a educação 7.
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5614.
Menezes, L., Rocha, J., Rego, B., Figueiredo, M., Ribeiro, A., Silva, A. I., Felizardo, S., Cardoso, A. P. (Eds.) (2019).
Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7.
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu.
Paiva, T., Alves, L., & Sampaio, J. H. (2019).
Poliempreende Project: A validated methodology for entrepreneurship education.
In Global Considerations in Entrepreneurship in Education and Training.
Paiva, T., Yuberrasco, A., Tadeu, P., Alves, M. L., Figueiredo, E. (2019).
Impact's perception of entrepreneurship competences acquisition in Polytechnic High Education Students.
In Global Considerations in Entrepreneurship Education and Training.
Estados Unidos: IGI Global.
doi: 10.4018/978-1-5225-7675-4.ch011
Pereira, A. (2019).
Mário Trindade: História de vida de um atleta paralímpico de excelência.
Portugal: Comité Paralímpico de Portugal.
Relvas, S., Amante, S., Lopes, A. C. (2019).
Receção da literatura portuguesa em António Cândido. Espaço, Fronteira, Colonialidade e Pós-colonialidade.
In O. B. Filho, S. Barbosa, M. J. Simões (Eds.), O Conceito de Espaço na Obra de António Cândido (pp. 41-57).
Bonecker
Ribeiro, A., Pires, L. A., Seco, G. (2019).
O papel do GTAEDES na inclusão do Estudante com Necessidades Específicas no Ensino Superior.
In Transição para a vida adulta: percursos reais, possíveis e desejáveis (pp. 147-158).
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.8/4264.
Rodríguez-Gómez, D., Gairín, J., Dovigo, F., Clements, K., Jerónimo, M., Lucas, L., Marin,
E., Mehtälä, S., Pinheiro, F., Timmis, S. & Stîngu, M. (2019).
Access4All: Policies and practices of social development.
In Higher Education. Hoffman J., Blessinger P. & Makhanya M. (Eds.), Strategies for facilitating inclusive campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion (Innovations in Higher Education Teaching and Learning) (Vol. 17, pp. 55-69).
Emerald Publishing Limited.
doi: 10.1108/S2055-364120190000017005
Simões, H., Pereira, B., & Figueiredo, A. (2019).
O bullying e o Karaté em idade escolar.
In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Coord.), Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.I).
Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, (pp. 141-146).
Sobral, F. (2019).
The musical and theatrical references of Eça de Queiroz’s The Maias in the film narrative of Portuguese filmmaker João Botelho and the Portuguese cultural identity.
In C. N. G. Mariño, L. Miranda (Eds.), Identity Mediations in Latin American Cinemas and Beyond. Cultural Industries, Musical Flows and Transnational Discourses (pp. 325-343).
Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing.
Tavares, D., Pinto, H., Menino, H., Rocha, M. I., Rodrigues, M., Rainho, N., Cadima, R., Costa, R. (2019).
Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos.
doi: 10.25766/x4mm-sm42
Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018).
Competências empreendedoras.
In Parreira P., Alves L., Mónica L., Sampaio J. H., & Paiva, T. (Eds.), Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018).
Empreendedorismo na Europa: políticas, práticas e avaliação.
In Parreira P., Paiva T., Mónica L., Alves L., & Sampaio J. H. (Eds.), As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018).
HEInnovate: uma ferramenta de autoavaliação das instituições de Ensino Superior. In As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Alves, D. C. D., Pinto, H., Dias, I. S., Abreu, M. O., Gillain, R. (Eds.) (2018).
Livro de atas: VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
doi: 10.25766/scg0-m237
Amaral, O., Nelas, P., Campos, S., Coutinho, E., Cunha, M., Cruz, C., Gil, N. (2018).
Educação para a higiene do sono.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 29-33).
Viseu, Portugal.
Barreto, M. A., Santos, F. & Cardona, M. J. (2018).
Teacher education in São Tomé and Príncipe: Conceptions, practices and challenges.
In K.G. Karras & C.C. Wolhuter (Eds), International handbook of teacher education worldwide (2th ed., Vol. 1, pp. 140-155).
Nicosia: HM Studies.
Barreto, M., Santos, F. & Oliveira, F. (2018).
Teacher education in Cape Verde: Conceptions, practices and challenges.
In K.G. Karras & C.C. Wolhuter (Eds), International handbook of teacher education worldwide (2th ed., Vol. 1, pp. 251-268).
Nicosia: HM Studies.
Barroso, P. (2018).
Nietzsche e a arte como ontologia vs. pedagogia: Temos arte para não morrermos da verdade?.
In A. F. Araújo, C. Martins, H. M. Carvalho, J. P. Serra, J. Magalhães (Eds.), PAIDEIA & HUMANITAS Formar e educar ontem e hoje (pp. 443-458).
Famalicão, Portugal: Edições Húmus, Lda.
Barroso, P. A. M. (2018).
A semiose do espaço: Sacralização geográfica e construção de património intangível.
In G. Filipe, J. Vale, & I. Castaño (Eds.), Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva (pp. 100-110).
Lisboa: Instituto de História Contemporânea, FCSH/UNL.
Brandão, C., Paiva, T. & Saraiva, H. (2018).
A Europa e o Empreendedorismo.
In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Campos, S., Coutinho, E., Gil, N., Cruz, C., Cunha, M., Amaral, O., Nelas, P. (2018).
Capacitação para a comunicação não-violenta.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 9-13).
Viseu, Portugal.
Castro M. (2018).
Encargos e funções religiosas da Misericórdia de Bragança.
In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares.
Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Castro M. (2018).
Lista das Mesas Administrativas da Irmandade da SCMBGC de 1900 à presente vigência (2016-2019).
In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares.
Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Castro M. (2018).
Mais solenidades e festividades… .
In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares.
Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Castro M. (2018).
Os benfeitores.
In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares.
Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Castro M. (2018).
Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança.
In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares.
Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Celestino, T., Pereira, A. (2018).
Orientação: Um desporto de inclusão. (pp. 83-91).
Idanha-a-Nova, Portugal: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Celestino, T., Pereira, A. (2018).
Orientação: Uma opção na promoção de estilos de vida ativos. (pp. 31-40).
Idanha-a-Nova, Portugal: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Clemente, R. G., Gomes, N. (2018).
Alfabetización informacional: Sociedad, educación y organizaciones.
Chiapas, México: Universidad Autónoma de Chiapas.
Coutinho, E., Campos, S., Nelas, P., Gil, N., Cruz, C., Amaral, O., Cunha, M. (2018).
Recomendações para uma alimentação saudável.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 21-26).
Viseu, Portugal.
Cruz, C., Coutinho, E., Cunha, M., Gil, N., Amaral, O., Nelas, P., Campos, S. (Eds.) (2018).
EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes.
Viseu, Portugal.
Cruz, C., Coutinho, E., Nelas, P., Amaral, O., Gil, N., Cunha, M., Campos, S. (2018).
Promover o brincar e a atividade física.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.),EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 35-40).
Viseu, Portugal.
Cunha, M. C. M., Coutinho, E., Pereira, C., Chaves, C., Nelas, P., Amaral, O., Parreira, V., Duarte, J., Cabral, L. (2018).
The evidence-based practice: Breastfeeding as a preventive factor for postpartum depression.
In Costa A., Reis L., Souza F., Moreira A. (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. ISQR 2017. Advances in Intelligent Systems and Computing (vol 621, pp. 121-130).
Springer, Cham.
doi: 10.1007/978-3-319-61121-1_11
Cunha, M., Gil, N., Coutinho, E., Cruz, C., Nelas, P., Campos, S., Amaral, O. (2018).
Pontos a reter.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 63-67).
Viseu, Portugal.
Dias, I. S., Abreu, M. O., Fonseca, M. (2018).
Fisica(Mente): Da investigação à intervenção educativa.
In Desporto, Educação e Qualidade de Vida (pp. 146-159).
Coimbra: Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV (Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Leiria).
Eustáquio, L., Sousa, C. (2018).
Creative collaborative virtual environments.
In Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition, (pp. 4146-4156).
Hershey, Estados Unidos: IGI Global.
doi: 10.4018/978-1-5225-2255-3.ch359
Ferreira, M. E., Pitarma, R. (2018).
Outdoor learning activities as facilitators in the construction of environmental citizenship.
In Advanced Learning and Teaching Environments - Innovation, Contents and Methods.
doi: 10.5772/intechopen.70248
Ferreira, P. C. (2018).
Histórias Reais Fantásticas. Alcobaça, Benedita, Portugal: INSE.
Ferreira, P. C. (2018).
L@cre. Alcobaça, Benedita, Portugal: INSE.
Ferreira, P. C. (2018).
Língua Portuguesa Aplicada à Economia. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Ferreira, P. C. (2018).
Língua Portuguesa Aplicada ao Comércio. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Gil, N., Campos, S., Coutinho, E., Nelas, P., Amaral, O., Cunha, M., Cruz, C. (2018).
Promoção da autoestima e otimismo.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 15-19).
Viseu, Portugal.
Gil, N., Cruz, C., Cunha, M., Amaral, O., Campos, S., Coutinho, E., Nelas, P. (2018).
Abuso de substâncias.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 51-55).
Viseu, Portugal.
Gil, N., Cunha, M., Amaral, O., Campos, S., Nelas, P., Cruz, C., Coutinho, E. (2018).
Prevenção de comportamentos suicidários.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 57-61).
Viseu, Portugal.
Jerónimo, M., Moreira, Ana M. A., Granda, G., Segura, F. I. J., Reis, M. R., Montesano, M. C., Medina, L. R. & Clavera, M. I. V. (2018).
Diagnóstico de Equidade en las Funciones Universitarias.
In Sallán. J. G. & Ávila, G. P. (Eds.), Políticas y práticas para a Equidade en la Educación Superior (pp. 151-187).
Madrid: Wolters Kluwer.
Jerónimo, M., Pinheiro, F. (2018).
Las redes como dispositivos para la gestión educativa en Portugal.
In Gairín J. S. & Barrera-Corominas, A. (Coords.), Red AGE (pp. 157-172).
Barcelona: EDO-SERVEIS – Universitat Autònoma de Barcelona.
Kumpfer, K. L., Xie, J., Magalhães, C., Brown, J. (2018)
Strengthening families enrichment program.
In Lebow J., Chambers A., Breunlin D. (Eds.), Encyclopedia of Couple and Family Therapy.
Springer, Cham.
Lopes, A., Ferreira, Z., Sardo, A., Cardoso, A. P. (2018).
Espaços distópicos e heterotópicos no romance A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge: Desconstrução do discurso salazarista, face às práticas subjacentes à Guerra Colonial.
In S. Barbosa, O. B. Filho, J. L. M. Moraes (Eds.), O espaço literário na obra de Lídia Jorge (pp. 68-86).
Rio de Janeiro, Brasil: Bonecker.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5033.
Lopes, F. A. (2018).
Espaço e mundividência, no ensaio Contrato Sentimental, de Lídia Jorge.
In S. Barbosa, O. B. Filho, J. L. M. Moraes (Eds.), O espaço literário na obra de Lídia Jorge (pp. 37).
Brasil: Editora Bonecker Lda.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5405.
Madeira, M. J., Moura, D. C., Duarte, F. P., Carvalho, J., & Kahilana, O. (2018).
Fatores que influenciam a procura de medidas associadas às políticas públicas de estímulo à inovação.
In Neto P. & Serrano M. M. (Eds.), Políticas Públicas, Inovação e Emprego (pp. 199-221).
Melão, D., Silva, A. I. (2018).
«Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial.
In Balça A., Pomar C., Costa C., Bezelga I., Moreira, L. & Magalhães, O. (Eds.), A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177).
Portugal: Universidade de Évora
Mónico, L., Sousa, L. B., Cebola, M., Proença, S., Paiva, T., Parreira, P. (2018).
Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português.
In Parreira P., Alves L., Mónico L., Sampaio J. H., Paiva T. (Eds.), Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação (pp. 191-222).
Guarda: Instituto Politécnico da Guarda.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.21/8997.
Monteiro, J. R. & Castro M. (2018).
A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares.
Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Morais, N., Gouveia, T., Sobral, F., Ferreira, S., Gomes, C. A. (2018).
O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior - O caso do Instituto Politécnico de Viseu.
Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.14/27561.
Nelas, P., Amaral, O., Cruz, C., Cunha, M., Coutinho, E., Campos, S., Gil, N. (2018).
Vivência saudável da sexualidade.
In C. Cruz, E. Coutinho, M. Cunha, N. Gil, O. Amaral, P. Nelas, S. Campos, C. Pereira (Eds.), EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes (pp. 43-49).
Viseu, Portugal.
Paiva, T., Alves, L., & Sampaio, J. H. (2018).
A educação para o empreendedorismo no Ensino Superior em Portugal e o projeto PIN / Poliempreende.
In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Paiva, T., Alves, L., Pato, L., Cruz, C., & Sampaio, J. H. (2018).
O projeto Poliempreende e o projeto PIN.
In Parreira P., Paiva T., Mónica L., Alves L., & Sampaio J. H. (Eds.), As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Paiva, T., Carvalho, L., Soutinho, C., Leal, S. (2018).
Product Innovation as territory sustainable added value: The case study of Douro Skincare.
In Entrepreneurial, Innovative and Sustainable Ecosystems.
Springer International Publishing.
Retrieved from http://hdl.handle.net/10314/4185.
Parreira, P., Mónico, L., Sousa, L. B., Valente, F., & Paiva, T. (2018).
Estudos preditivos do potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português.
In Parreira P., Alves L., Mónica L., Sampaio J. H., & Paiva, T. (Eds.), Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Pereira, A. (2018).
Ocupação do tempo de lazer e prática de atividades de natureza: Relação do bem-estar, lazer e saúde. (pp. 9-18).
Portugal: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Santos, C., & Santos, O. (2018).
5X4 Receitas (com) edida. Leiria: IPLeiria. Livro multiformato. ISBN: 978-989-8797-23-0
Simões, C., Santos, S. (2018).
Qualidade de vida, comportamento adaptativo e apoios: Compreender a relação entre constructos na dificuldade intelectual.
Portugal: Edições FMH.
Sobral, F. (2018).
Ciências da Comunicação – Vinte anos de Investigação em Portugal.
Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu.
Tadeu, P. J., & Brigas, C. (2018).
Using online programs to centre students in the Twenty-First Century.
In C. Fitzgerald, S. Laurian-Fitzgerald, & C. Popa (Eds.), Handbook of Research on Student-Centered Strategies in Online Adult Learning Environments (pp. 102-119).
Hershey, PA: IGI Global.
doi: 10.4018/978-1-5225-5085-3.ch005
Tadeu, P., & Brigas, C. (2018).
Using online programs to centre students in the Twenty-First Century.
In C. Fitzgerald, S. Laurian-Fitzgerald, & C. Popa (Eds.), Handbook of Research on Student-Centered Strategies in Online Adult Learning Environments (pp. 102-119).
Hershey, PA: IGI Global.
doi: 10.4018/978-1-5225-5085-3.ch005
Yuberrasco, A., Paiva, T., & Figueiredo, E. (2018).
Perceção do impacto da aprendizagem: O modelo de avaliação da aprendizagem de Donald Kirkpatrik.
In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Yuberrasco, A., Paiva, T., Tadeu, P., & Alves, L. (2018).
Perceções da aprendizagem: Processos e modelos de desenvolvimento de competências.
In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico.
Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.