Sara Lopes

Sara Mónico Lopes

POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0002-6607-9677 | 3517-B12B-D0F3

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

No posts found.

International Edition Book Chapters

No posts found.

National Edition Books

No posts found.

National Edition Book Chapters

Oliveira, Z., Lopes, S. (2023). A importância da intervenção na capacitação e envolvimento de jovens na sociedade. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.67-82). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1

Bento, S., Lopes, S. M. (2022). Contributos dos programas de educação ao longo da vida no exercício de uma cidadania ambiental ativa e sustentável. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 255-275). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Neto, F., Lopes, S., Pimentel, L. (2022). A aprendizagem da língua inglesa como oportunidade de inclusão e participação dos seniores na sociedade. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.), Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 169-188). Almedina.

Pimentel, L., Lopes, S., Maurício, C. (2022). Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.), Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 151-167). Almedina.

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Lopes, S. M., Beato, I., Pimentel, L. & Maurício, C. S. (2021). The adaptation to distance learning contexts by senior students of a Portuguese higher education institution, in a pandemic environment | A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémica. Revista Conhecimento Online, 1(2021), 193-215. DOI: 10.25112/rco.v1i0.2407

Savvides, N., Milhano, S., Mangas, C., Freire, C. & Lopes, S. (2021). Failures in a failing education system: comparing structural and institutional risk factors to early leaving in England and Portugal. Journal of Education and Work, 34(7-8), 789-809. DOI: 10.1080/13639080.2021.2002831

Mangas, C., Lopes, S., Ferreira, P., Beato, I. (2019). Accessing higher education after 23 years old: Opportunities and motivations. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 36-52. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145943

Journal Articles

Lopes, S., Sousa, J., Barreto, A. (2023). Educação Permanente, Intervenções e Desenvolvimentos, no Ensino Superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 32(70), 32-48. Retrieved from http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v32n70/pt_2358-0194-faeeba-32-70-0032.pdf

Pimentel, L., Pedrosa, B., Rodrigues, C., Maurício, C., Nobre, C., Santos, F., Gamboa, M. J., & Lopes, S. M. (2021). Projeto EN ‐ RED ‐ VERSAD@S – clube de poesia on ‐ line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). DOI: https://doi.org/10.22456/2316-2171.118139

Beato, I., Ferreira, P., Lopes, S. M., Mangas, C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional. Revista Contemporânea de Educação. 15(33), 236-255. https://doi.org/10.20500/v15i33.30195

Pimentel, L., Lopes, S., Pedrosa, B., Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(2), 307–322. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921

Santos, V., Lopes, S. M. & Lobão, C. (2018). O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Res Net Health 4, 1-4.

PROJECTS
Internal Projects
No posts found.
Scroll to Top