CERNAS-IPV • UNIDADE DE GESTÃO do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade | MANAGEMENT UNIT of the Centre for Natural Resources, Environment and Society

• Estão abertas até 31 de agosto candidaturas para 2 bolsas para doutoramento financiadas pela FCT no âmbito do CERNAS •

Bolsa de investigação, adiante designada por Bolsa de Investigação para Doutoramento (BID), na área de Ciências Alimentares/Ciências Químicas/Ciências Biológicas – referência UIDP/00681/2020.

Instituição que confere o grau: Universidade de Coimbra – FCTUC

Projeto: O trabalho desenvolve-se no domínio da valorização de recursos, nomeadamente incidindo sobre valorização de resíduos agroalimentares, preferencialmente.
Pretende-se fazer a caracterização físico-química e pesquisa de compostos bioativos de interesse para potencial aplicação nas indústrias alimentar, farmacêutica ou cosmética.
A ou as matrizes a usar serão definidas oportunamente, em função da relevância e da originalidade do trabalho, tentando incidir sobre matrizes pouco ou nada estudadas até agora.
Os estudos incluem a análise dos componentes principais (composição centesimal), pesquisa de compostos bioativos (ex. compostos fenólicos), e seu potencial para a saúde, com ensaios sobre potencial antioxidante, anti-inflamatório, anticancerígeno, realizados in vitro.
O desenvolvimento e análise sensorial de novos produtos alimentares com incorporação dos resíduos ou extratos destes também será considerado.

Bolsa de investigação, para Doutoramento (BID), na área de Ciências Agronómicas/Ciências Sociais/Ciências Alimentares, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) referência UIDP/00681/2020.

Instituição que confere o grau: Universidade do Porto

Projeto: Avaliação e sistematização da agroecologia enquanto movimento produtivo, económico e social, que contribui para a fixação das populações no espaço rural valorizando-o.
Como eixos estruturantes teríamos a sustentabilidade das práticas agrícolas nomeadamente as relacionadas com a proteção das culturas o papel das infraestruturas ecológicas e biodiversidade funcional na sustentabilidade da produção (i) pelo impacto direto na produção agrícola (quantidade e qualidade em equilíbrio com o ambiente) e (ii) pelo impacto nas múltiplas atividades que se relacionam com o espaço rural (bem estar, lazer, turismo, fixação das populações).

Podem ser consultados os avisos de abertura no site do IPV: https://site.ipv.pt/bi.htm
OU no Euraxess: https://euraxess.ec.europa.eu/

Scroll to Top